Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

As águas do Lago da UHE de Lajeado, nas praias das Arnos, Prata, Buriti, Graciosa e Caju, estão excelentes para banho. Os índices de balneabilidade foram divulgados nesta terça-feira, 14, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Habitação (Sedumah). A coleta foi realizada no dia 07 de junho e a análise feita em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

De acordo com a análise, as águas do Lago, nas respectivas praias, estão em excelente condições para banho, uma vez que a concentração de coliformes termotolerantes é menor do que 1. De acordo com a resolução 274/2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama, artigo 2º, as águas consideradas próprias poderão ser subdivididas nas seguintes categorias:

a) Excelente: quando, em 80% ou mais, de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver, no máximo, 250 coliformes fecais (termotolerantes) ou 200 Escherichia coli ou 25 enterococos por 100 mililitros;

b) Muito Boa: quando, em 80% ou mais, de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver, no máximo, 500 coliformes fecais (termotolerantes) ou 400 Escherichia coli ou 50 enterococos por 100 mililitros;

c) Satisfatória: quando, em 80% ou mais, de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver, no máximo 1.000 coliformes fecais (termotolerantes) ou 800 Escherichia coli ou 100 enterococos por 100 mililitros.

De acordo com a chefe de monitoramento ambiental da Sedumah, o fato da primeira coleta ter sido realizada nos primeiros dias do mês, quando o uso das praias ainda era menor, influi na qualidade da água, sendo que poderá haver alterações nas próximas coletas devido à maior intensidade de uso do Lago. Uma nova coleta foi realizada na segunda-feira, 13, sendo que o resultado deverá ser divulgado na próxima semana.

Fonte: Ascop