Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Gláucia Helena palestra sobre o Tabagismo

Gláucia Helena palestra sobre o Tabagismo Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Gláucia Helena palestra sobre o Tabagismo Gláucia Helena palestra sobre o Tabagismo

O Serviço Social da Indústria - Sesi busca através de palestras sobre Tabagismo, ministradas em várias empresas, para trabalhadores em Gurupi, pela técnica em enfermagem do SESI Gurupi, Gláucia Helena Amaral Castro, valorizar a vida e a humanização do ambiente de trabalho.

De acordo com Gláucia, os números do tabagismo no mundo são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco.

Ainda segundo a OMS, o fumo é uma das principais causas de morte evitável, hoje, no planeta. Um terço da população mundial adulta – cerca de 1,3 bilhão de pessoas fumam. No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante.

Através dos dados levantados pelo Diagnóstico do SESI Indústria Saudável realizado em 15 empresas em Gurupi, que atendeu mais de 500 trabalhadores no período abril de 2008 a abril de 2009 revelaram que 16,5% desses são fumantes. Paulo Geovanne Sirqueira, da Saúde e Segurança no Trabalho do SESI Gurupi, acredita que esse programa possibilita às empresas industriais traçar seu diagnóstico e o perfil de seus funcionários, direcionando a intervenção educativo-preventiva de acordo com cada realidade.

Valdir Ferreira, operador de empilhadeira na BMZ Couros, ficou impressionado com as fotografias apresentadas durante a palestra. “Essas imagens são montagens?” questionou ele.

Ao saber que aquelas fotos são reais e que o cigarro é o maior poluidor ambiental doméstico, ele disse que irá parar de fumar agora, enquanto ainda é tempo.

“Temos que disseminar informação e conscientização sobre esse problema que mata 23 pessoas por hora no Brasil, em virtude de doenças ligadas ao tabagismo, é uma forma de promover a qualidade de vida do trabalhador”, conclui Salviano Martins, gerente do SESI Gurupi.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sesi