Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Disponibilizar conhecimentos técnicos para a produção de mel é o objetivo de um curso que vai acontecer durante toda essa semana, no município de Formoso do Araguaia, com estudantes indígenas da etnia Javaé. Essa atividade é uma parceria entre Unitins – Fundação Universidade do Tocantins e Seduc – Secretaria Estadual da Educação e Cultura.

Segundo o pesquisador e professor, Daniel Brito Fragoso, que irá ministrar o curso, o objetivo é proporcionar a esses alunos técnicas e práticas de apicultura e, com isso, aumentar a produção de mel. Mas esse é o resultado econômico da atividade. Além de aumentar a renda da comunidade, a apicultura tem uma função ecológica: garantir a preservação de diferentes espécies de abelhas.

O professor explicou que os índios praticam o extrativismo, ou seja, coletam o mel de caixas de abelha que se formam naturalmente. A idéia é que eles adquiram caixas para produção em maior escala e iniciem a criação de abelhas. “Por conta das queimadas que ocorrem todos os anos, muitas espécies de abelhas do cerrado correm risco de extinção. Como as abelhas são importantes polinizadoras, elas ajudam a manter a diversidade de plantas que, consequentemente, produzirão alimentos que servirão para os animais”, ressaltou Fragoso.

Além de ministrar o curso, Daniel Fragoso irá fazer uma palestra de educação ambiental, em que ele apresentará os conceitos trabalhados pela Unitins. No mês de setembro, o mesmo curso será ministrado aos estudantes indígenas da etnia Krahô, na cidade de Itacajá.

Fonte: Assessoria de Imprensa Unitins