Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Esequias Araújo

Em reunião com o governador interino Carlos Henrique Gaguim, secretários estaduais e o senador Sadi Cassol, o presidente da Valec Engenharia, José Francisco das Neves (Juquinha), anunciou a instalação de indústria distribuidora de combustíveis da Petrobras, no pátio multimodal de Palmas/Porto Nacional da Ferrovia Norte-Sul. O anuncio foi feito nesta sexta-feira, 25, durante almoço oferecido pelo secretário estadual da Indústria e Comércio, Eduardo Machado, na sede da Fieto – Federação das Indústrias dos Tocantins, em Palmas.

O governador defendeu as parcerias com o governo federal, para acelerar a construção dos pátios multimodais da Ferrovia Norte Sul. “As parcerias com a Valec e com o governo federal vão continuar, porque não adianta a ferrovia só passar, ela tem que deixar emprego e qualificação profissional com os projetos dos pátios multimodais. Nossa intenção é acelerar esse projeto, porque assim ele estará trazendo emprego e renda para o nosso povo”, disse o governador.

O presidente da Valec destacou a importância dos investimentos da Petrobras no Tocantins. “A Petrobras está pronta para se instalar no Pátio Multimodal de Porto Nacional/Palmas, num investimento da ordem de R$ 80 milhões, com uma distribuidora de combustíveis, que atenderá estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste”, afirmou.

Além da Petrobras, Juquinha anunciou a intenção de um grupo chinês de investir em indústria no Tocantins. “Em viagem à China, constatamos a oportunidade de um grupo de empresários chineses, que querem implantar uma fábrica de trilhos no Tocantins. Porque atualmente o ferro brasileiro segue para a China e volta com valor agregado, na forma de trilhos. Eles estão dispostos a instalar uma fábrica no Tocantins e vou sugerir que essa fábrica seja instalada em Palmas, porque é uma cidade administrativa, que precisa de suporte econômico, com implantação de indústrias”, explicou.

O secretário da Indústria e Comércio, Eduardo Machado, disse que os pátios multimodais da Ferrovia devem gerar desenvolvimento e não só transbordo de carga. “Queremos instalação de pátios de transbordo de carga integrados com pátios de industrialização e transformação de mercadorias”, afirmou.

Fonte: Secom