Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Com um saldo positivo, a Ceasa - Central de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros de Palmas comemora neste início de funcionamento, bons negócios com mais de 500 toneladas de produtos da agricultura familiar, entre pequenos, médios e empresários atacadistas. As boas vendas demonstram a grande aceitação da Central de Abastecimento pela população tocantinense. Foram comercializadas 540 toneladas de frutas e verduras.

O governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, impulsionou o funcionamento da Ceasa, com incentivos à produção de hortifrutigranjeiros no Tocantins. A implantação possibilitou a geração de empregos diretos nas atividades diárias dos boxes, atendimentos no escritório e ainda na mão-de-obra nas cargas e descargas dos caminhões de verduras, frutos e legumes.

A Central funciona para as vendas nos boxes, normalmente a partir das 6h, de segunda a sábado. Os espaços no galpão do produtor ficam disponíveis aos pequenos produtores todas as terças, quartas e quintas, das 6 às 13h da semana. Os produtos mais comercializados são: a melancia, mandioca, cebola, batata, laranja, tomate, repolho, chuchu, laranja, abóbora e ovos.

Segundo o superintendente da Central, Ézio Silva, o maior desafio deste empreendimento foi colocar em pleno funcionamento. “Mas agora estamos mais que satisfeito em ver os resultados sendo alcançados”, destacou. No site da Central de Abastecimento www.ceasa.to.gov.br está disponível a relação de todos os produtos com preços de mercados atualizados.

Fonte: Secom