Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Ângela Cambraia

Em operações de fiscalização, as Unidades Regionais do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins de Araguacema, Arapoema, Pedro Afonso e Goiatins apreenderam 650 quilos de pescado, materiais predatórios e animais silvestres abatidos. As ações tiveram início na madrugada desta sexta-feira, 02, e seguem durante o feriado.

A maior apreensão aconteceu no rio Araguaia, na região do Garimpinho, em ação realizada pela Unidade Regional de Arapoema em parceria com a regional de Pedro Afonso e Cipama – Companhia Independente da Polícia Militar Ambiental. Como resultado a equipe, que ainda permanece em curso, apreendeu 400 quilos de pescado de diversas espécies dentre o montante, 10 quilos de surubim, espécie ameaçada a extinção e com a pesca proibida no Estado. As infrações geraram multas no valor de R$ 10.200,00.

Outro número significativo foi a realização da blitz no Posto Fiscal em Couto Magalhães promovida pela equipe de Araguacema, e com apoio da Regional de Palmas. A operação resultou na captura de 230 quilos de pescados, 300 metros de rede malhadeira, quatro caças abatidas (dois mutuns, uma paca e um tatu), e multas no valor de R$ 6.300,00.

A regional de Goiatins também já mostrou resultado da operação realizada no rio Tocantins entre Barra do Ouro e Filadélfia, com a apreensão de 60 metros de rede, quatro quilos de pescado e duas armas de fogo.

Segundo o diretor de Fiscalização Ambiental, Hugo Xerente, as demais regionais do órgão estão em operação neste final de semana para coibir os crimes ambientais praticados no Estado. “Estes números, mesmo sendo parciais, demonstram o desempenho do órgão em atuar estrategicamente no combate a esses crimes”, afirmou o diretor.

Doação

Com base no cumprimento do decreto do MMA – Ministério do Meio Ambiente nº 6.514/08, que regulamenta a destinação dos bens apreendidos por órgãos ambientais, bem como a intenção em promover ações sociais, o Naturatins por meio do presidente Stalin Beze Bucar, doou 130 quilos de pescado apreendido às famílias carentes do município de Araguacema.

As doações aconteceram na manhã desta sexta-feira, em frente ao Abrigo dos Idosos do município, e contou com a presença do prefeito, João Paulo Ribeiro Filho, e o deputado Estadual Stalin Bucar.

“As doações são uma pequena parte do que o Naturatins pode oferecer ao cidadão, no entanto, cabe aos infratores refletir sobre suas ações, respeitando o determinado pela lei, a captura de 5 quilos de pescado, ou um exemplar de tamanho e espécie permitida”, frisou o gestor ambiental, Stalin Beze Bucar.

Da redação com informações Ascom Naturatins