Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Esequias Araújo

O governador Carlos Henrique Gaguim e os integrantes da Comissão Tripartite homologaram o PPCDAM - Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimadas da Amazônia Legal no Tocantins. “Esse é um plano elaborado pelo governo estadual com a proposta de combater o desmatamento”, explicou o superintendente do Ibama no Tocantins, Joaquim Henrique Montelo Moura. A assinatura do Plano aconteceu na tarde desta sexta-feira, 23, no Palácio Araguaia, em Palmas. As ações previstas serão realizadas por meio da parceria entre os governos federal, estadual e municipais.

De acordo com o presidente do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, Stalin Beze Bucar, o PPCDAM vai dar condições para que o Governo do Estado busque a liberação de novos recursos em órgãos federais. “Nós estamos concluindo estudos para saber quanto poderemos pleitear no Governo Federal. Na próxima semana vamos encaminhar para o Governador o valor desse montante”, concluiu.

O Plano traz ações de monitoramento, fiscalização, campanhas educativas e demais iniciativas que garantam a preservação das riquezas naturais do bioma amazônico. “De imediato vamos fazer o monitoramento nas áreas do Estado que estão desmatadas e chamar os agricultores para se regularizarem. Depois iremos recuperar essas áreas”, ressaltou o superintendente do Ibama, Joaquim Henrique.

“Vamos coibir o desmatamento ilegal no Tocantins, fazendo com que o número de queimadas seja reduzido a zero”, garantiu Stalin Bucar. A próxima reunião da Comissão Tripartite acontecerá no dia 5 de novembro, possivelmente no auditório do Naturatins, em Palmas.

Comissão Tripartite

São membros da Comissão Tripartite, o Ministério do Meio Ambiente - Departamento de Articulação de Ações da Amazônia, Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, Defesa Civil, as secretarias estaduais do Planejamento e de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Ibama/TO, TNC – The Nature Conservancy e Ministério Público Estadual.

 

Fonte: Secom