Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Fabiola Dias

Atendendo a uma solicitação do MPE - Ministério Público Estadual, o presidente do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, Stalin Beze Bucar, recebeu na manhã desta segunda-feira, 26, em seu gabinete, a procuradora de Justiça Leila Vilela Magalhães. A visita teve como objetivo central articular e fortalecer uma parceria entre as pastas para efetivação do programa de educação ambiental nos municípios.

Durante a reunião, foi apresentado aos presentes o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo MPE na coleta de informações relacionadas à questão de educação ambiental nos municípios e a formatação de um relatório que aponta o diagnóstico e as metas de trabalho para serem executadas em 2010.

Essa proposta visa desenvolver um trabalho preventivo, fortalecendo a educação ambiental como instrumento de transformação das comunidades e dar apoio ao que já é realizado. O MPE pretende, após a execução nesses quatro municípios, estender essa ação para os demais municípios do Estado. Em visita aos municípios, a equipe conheceu a realidade de cada um e os trabalhos em desenvolvimento. “O Ministério Público não tem a pretensão de trabalhar sem parcerias, a idéia é dar continuidade aos programas de educação ambiental que já vem sendo desenvolvidos pelos órgãos e buscar melhorias na efetivação deles,” destacou Leila Vilela, que também responde pela Coordenação de Apoio Operacional do Meio Ambiente.

Ainda em novembro essa equipe intersetorial visitará os municípios que são objeto desse estudo, para apresentar os resultado do levantamento que foi feito e apresentar aos gestores municipais as estratégias elaboradas a partir desse diagnóstico.

Para o presidente do Naturatins é uma satisfação receber propostas como essa, pois a intenção do órgão, hoje, é somar forças para garantir a preservação do meio ambiente e a execução efetiva das políticas públicas nessa área. “O nosso objetivo é trabalhar de forma preventiva para evitar futuras penalizações”, concluiu.

Além do Naturatins, o MPE também está consolidando essa parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Secretaria de Saúde e Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, formando, desse modo, uma frente de trabalho para atuar, a princípio, em quatro municípios do Estado, são eles Pedro Afonso, Araguanã, Caseara e Ponte Alta do Tocantins.

Também participaram do encontro o diretor de Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável Antônio Santiago, o assessor jurídico do Naturatins, Hércules Jackson, a coordenadora de Educação e Desenvolvimento Socioambiental Fátima Armond e os técnicos do MPE.

Fonte: Ascom Naturatins