Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Com o objetivo de minimizar os problemas de regularização fundiária no Estado, o governador Carlos Henrique Gaguim entrega neste sábado, 28, em Campos Lindos, no Norte do Estado, cerca de 150 títulos definitivos de propriedades rurais. A solenidade acontece no Colégio Estadual Manoel Alves Grande, às 16h.

A maioria dos títulos, cerca de 95%, será entregue a agricultores familiares que possuem terras de até 320 hectares. O documento definitivo do imóvel ajudará os beneficiários, por exemplo, no acesso a linhas de crédito junto a instituições financeiras.

O governo pretende entregar até dezembro deste ano 700 títulos definitivos de terras e com isso minimizar o problema fundiário no Tocantins. As próximas entregas estão previstas para os municípios de Wanderlândia, Natividade e Darcinópolis.

Os critérios para concessão do título levam em conta a situação socioeconômica do agricultor que deve explorar e ocupar a terra por pelo menos um ano e um dia. O beneficiário paga ainda um custo de R$ 5,00 a R$ 20,00 por hectare, o que cai pela metade se o imóvel já tiver registro em cartório.

Campos Lindos

O município de 7,6 mil habitantes, de acordo com o IBGE, foi criado em 05 de outubro de 1989 e instalado em 1º de janeiro de 1993. Sua economia é baseada na agricultura e pecuária, especialmente soja. A cidade também reúne importantes atrativos turísticos como a Cachoeira do Monte Lindo e a Serra da Cangalha, uma enorme cratera com 3 km de diâmetro.

Fonte: Secom