Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A deputada federal Nilmar Ruiz (PR) encaminhou requerimento solicitando que seja feita uma audiência pública no Tocantins da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar as causas, as consequências e responsáveis pelos desaparecimentos de crianças e adolescentes no Brasil. O objetivo da deputada é levantar a discussão no Estado.

Nilmar é membro titular da CPI das Crianças Desaparecidas na Câmara dos Deputados e vem levantando informações no Tocantins a respeito do assunto. Segundo os registros da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), de 2007 até janeiro deste ano, 150 crianças desapareceram no Estado. Desses desaparecidos, apenas 95 foram encontrados.

Esses são números oficiais registrados nas delegacias do Estado, porém estima-se que a quantidade de desaparecidos que não chegam a fazer parte das estatísticas dos órgãos oficiais seja bem maior.

“Existem muitas crianças desaparecidas no Tocantins. Precisamos levantar esse tema e discutir com as autoridades competentes maneiras de se evitar que famílias tocantinenses sofram com esse problema”, avalia Nilmar.

Para a deputada, não é possível dimensionar o tamanho da tristeza e da ansiedade de um pai e de uma mãe que têm um filho desaparecido. “Na CPI, presenciamos relatos emocionantes de mães e pais desesperados a procura de seus filhos desaparecidos. É preciso que a sociedade se organize e tente encontrar mecanismos eficientes para levar esses desaparecidos novamente para suas casas”, reforçou Nilmar.

A deputada já se reuniu com órgãos ligados à defesa da criança no Tocantins, buscando apoio para a realização da audiência pública. A Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins já se colocou como parceira dessa iniciativa.

O requerimento apresentado pela deputada à CPI deve ser colocado em votação até a próxima semana.

Fonte: assessoria de Imprensa Nilmar Ruiz