Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins encaminhou na sessão desta quinta-feira, dia 10, para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), um projeto de lei de autoria do deputado estadual Iderval Silva (PMDB). A matéria trata da inclusão da disciplina de práticas agrícolas no currículo da rede estadual de ensino em colégios da zona rural. Com a proposta, o parlamentar pretende fortalecer o interesse dos alunos pelas atividades do campo e evitar a migração de agricultores para a cidade, fortalecendo seu vínculo com o campo, com aprendizado adequado ao meio em que vive e diminuindo assim o êxodo rural.

O autor da matéria defende a necessidade de políticas específicas para as comunidades rurais. “Os produtores rurais se encontram cada vez mais voltados para a cidade e muitos acabam desestimulados e desinteressados em freqüentar as aulas, pelo fato de o currículo escolar ser distante de sua realidade”, frisou Iderval.

Conteúdos relacionados à preparação do terreno para plantio, seleção de sementes e outras atividades advindas das práticas agrícolas são algumas das sugestões do deputado para serem incluídas no currículo. A ideia é que a capacitação adquirida pelos estudantes seja repassada para toda a família. “Dessa forma, as comunidades rurais serão mais prósperas e os pequenos produtores terão ganhos maiores em suas atividades”, finalizou o parlamentar.

Fonte: Assessoria de Imprensa Iderval Silva