Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A senadora Kátia Abreu (DEM-TO), presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) afirmou, nesta terça-feira (15), durante palestra no Espaço Brasil, na Conferência do Clima, em Copenhague, na Dinamarca, que serviços ambientais e recompensas econômicas para os produtores rurais brasileiros são absolutamente justas e inadiáveis, uma vez que eles estão deixando de produzir alimentos, deixando de gerar riquezas, divisas e empregos, para preservar o meio ambiente.

"De todas as nações do mundo apenas o Brasil está efetivamente abrindo mão de terras produtivas em favor da preservação ambiental, temos a segunda floresta nativa do mundo quase que integralmente preservada", afirmou a senadora, lembrando que a Rússia e o Canadá têm florestas, só que naqueles países as condições climáticas não favorecem a expansão agrícola. "No Brasil, as condições climáticas são extremamente favoráveis, mas estamos garantindo a preservação", assinalou.

Ao contrário de informações de algumas ONGs, a presidente da CNA explicou que o Brasil vai muito bem na defesa do ambiente e na produção de alimentos. "Em 2004, foram desmatados na Amazônia cerca de 27 mil quilômetros quadrados, mas em 2009 esse número caiu para sete mil quilômetros. Isso representou uma grande diminuição da emissão de CO2", disse.

Floresta Amazônica

A presidente da CNA disse que a floresta Amazônica não pode ser conhecida apenas pela sua capacidade de transformar gás carbônico (CO2) em oxigênio (O2). Ela é a garantia de biodiversidade no planeta. "Esta idéia, esta metáfora do pulmão do mundo, é muito pouco, a Amazônia representa muito mais, ela é uma garantia de biodiversidade no planeta, é um patrimônio do Brasil e das gerações futuras", afirmou, destacando que todos os outros biomas são igualmente essenciais.

Segundo ela, a floresta não deve ser vista como pulmão porque ela sequestra CO2 em quantidades bem menores que algumas plantações agrícolas, por exemplo. "Na floresta, as árvores já estão crescidas, enquanto que, nas plantações de cana-de-açúcar e algumas pastagens, que são renovadas todos os anos, as plantas estão crescendo e seqüestrando CO2 quase que permanentemente, então, a agricultura e o meio ambiente não podem ser vistos separadamente", afirmou.

Desmatamento Zero

"Nós acreditamos no desmatamento zero e acreditamos no desmatamento zero já, imediatamente", afirmou a senadora Kátia Abreu, durante palestra. Segundo ela, a mudança do Código Florestal, que está na pauta de reivindicações dos produtores brasileiros, não tem o objetivo de produzir qualquer dano ao meio ambiente. "Ao contrário, nós, produtores, temos interesse na preservação, queremos sim a consolidação das áreas de produção, mas não queremos desmatar mais um palmo da floresta", assegurou. "Além disso, queremos recuperar áreas sensíveis, corrigir erros cometidos no passado", completou.

Fonte: Assessoria de Imprensa Kátia Abreu