Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A Seagro - Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confere os primeiros resultados da transferência de embriões em bovinos de leite. A atividade faz parte do projeto de melhoramento genético do governo realizado em parceria com o Ceulp/Ulbra - Centro Universitário Luterano de Palmas. O termo de cooperação entre as instituições garantiu para a Seagro 30% dos animais que nascessem da pesquisa, esses serão utilizados em benefício dos produtores rurais tocantinenses. Os resultados estão disponíveis na fazenda da Ulbra, em Palmas.

A diretora de Produção Animal da Seagro, Érika Jardim, cita que a transferência de embriões é o método mais sofisticado para conseguir qualidade genética. “A Seagro acredita que essa técnica somada às inseminações artificiais possa garantir a melhoria dos rebanhos”, pontua, acrescentando que a parceria com a Ulbra aconteceu porque a instituição já possuía um ambiente próprio para as transferências, além de ter experiência com pesquisas nessa modalidade.

Melhoramento genético

O governo investiu no melhoramento genético com a proposta de aumentar a qualidade da carne e do leite produzidos no Tocantins. Em 2009, o trabalho de IATF - Inseminação Artificial em Tempo Fixo foi realizado em 9.592 vacas. O Laboratório Móvel de Reprodução Animal da Seagro percorreu todas as regiões do Estado, disponibilizando tecnologias em 163 propriedades de 27 municípios.

 

Fonte: Secom