Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A banda nacional Guig Guetto, juntamente com as regionais Liberou Geral e Tom de Alerta prometem agitar a primeira noite do Carnaval da Alegria 2010 em Palmas, nesta sexta, 12. A abertura oficial está prevista para às 22 horas, e contará com a presença do prefeito Raul Filho e da primeira dama, Solange Duailibe e autoridades.

Logo após, entra na avenida a banda baiana, que promete arrastar a multidão para o circuito da folia, na Praia da Graciosa, e fazer a alegria dos foliões com muito axé. A banda nacional Guig Ghetto transmite ao público uma sintonia homogênea em seu repertório eclético e despojado que passa do pagode ao samba e contagia o público com seu ritmo envolvente.

A Guig, como é carinhosamente chamada, começou sua trajetória a cinco anos colocando “pressão” (música que consagrou a banda), em todos os cantos da cidade. Dali em diante, Falcão e sua turma passaram a fazer parte do failin do pagode baiano, e já tocou nos mais conceituados blocos dentro e fora do estado, a exemplo do bloco As Muquiranas que no carnaval 2009 completou 3 anos de parceria com a Guig já prorrogada para 2010. Regina Casé atenta aos talentos baianos colocou a banda em um de seus programas exibido no Fantástico (Rede Globo), e até mesmo o público do exterior já se rendeu a essa malemolência em vários shows em países como Portugal, Itália e Suíça.

Ao final de 2008 a Guig, gravou seu terceiro CD e primeiro DVD de carreira e que contou com a participação de D’Black e Sampa Crew.

Este ano o público esperado na Praia da Graciosa, é de aproximadamente 120 mil pessoas, conforme estimativas da Prefeitura de Palmas e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Atrações

Este ano, além das bandas nacionais e regionais, o circuito da folia contará com a participação do maior bloco de carnaval do Tocantins, o Tropalôka e de três Escolas de Samba que representarão as regiões Norte, Centro e Sul de Palmas.

Participarão do Carnaval da Alegria 2010 as bandas nacionais: Tatau, Psirico, Guig Guetto, Levada Louca, Novo Amor. As atrações regionais serão: Tom de Alerta, Henrique & Juliano, Balangandaya e Di Levada. A programação do Bloco Tropalôka contará com: Patchanka, Levada Louca, Enzo e Henrique, Balangandaya, Liberou Geral, Sem Frescura, Chilepe Elétrico e DJ’s.

Segurança

Palmas é conhecida nacionalmente por ter um dos carnavais mais seguros do País e todos os esforços foram feitos para que a programação acontecesse da melhor forma possível agradando tanto aos moradores locais como turistas que visitarão a cidade nestes dias. Um efetivo de 250 policiais militares e 100 seguranças particulares cuidarão dos foliões. O esquema de segurança será realizado pela Guarda Metropolitana, Polícia Militar, Civil e Federal, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Juizado de Menores e Conselho Municipal da Mulher.

Na entrada do circuito serão colocados detectores de metais e em toda a avenida haverá câmeras de vigilância que farão monitoramento ininterrupto.

Camarotes e arquibancadas

Serão oferecidos 34 camarotes, com capacidade para 20 pessoas cada. Um módulo de arquibancada de um lado do circuito. Com capacidade para 1.000 pessoas para assegurar comodidade para os foliões, gratuitamente.

Barracas Bares

Quarenta tendas dev3x3 metros foram colocadas na avenida para comercialização de alimentos e bebidas. Também foi disponibilizado espaço para 100 ambulantes. As barracas serão padronizadas, oferecendo no circuito da folia uma grande praça de alimentação com diversas opções de alimentos e bebidas.

Isolamento da Área

Em volta de todo o circuito foram instalados fechamentos, para isolar a área e assim garantir maior segurança aos foliões. Entradas e saídas de emergência serão estrategicamente alocadas. Em 2010, os foliões mais uma vez poderão contar com o Mega Túnel, onde a diversão é por conta de DJ’s, todos os dias a partir das 22 horas.

Programação

Sexta – 12.02

Nacional - Guig Ghetto

Regional – Liberou Geral e Tom de Alerta

Sábado 13.02

Nacional - Psirico

Nacional - Patchanka

Regional – Henrique & Juliano

Domingo 14.02

Nacional - Tatau

Nacional – Levada Louca

Regional – Balagandya

Segunda 15- 02

Nacional – Levada Louca

Regional – Sem Frescura

Regional – Tom de Alerta

Terça – 16.02

Nacional – Novo Amor

Regional – Chilepe Elétrico

Regional – Di Levada

Taquaruçu

Sábado – 13.02

20 horas - Orquestra de Frevo Cenário

22 horas - Banda Avalon

Domingo – 14.02

17 horas - Orquestra de Frevo Cenário

19 horas - Forro do H

21 horas - Banda Avalon

Segunda – 15.02

20 horas - Orquestra de Frevo Cenário

22 horas - Banda Avalon

Buritirana

Programação inicia às 21 horas todos os dias

De 13 a 15 de fevereiro – Sthilos Pagode & Samba

Fonte: Ascop