Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Em comemoração aos 50 anos de tradicional subida da Serra do Estrondo na Semana Santa, a Prefeitura de Paraiso do Tocantins investiu em infraestrutura e revitalização do complexo turístico da Serra. A trilha ganhou uma iluminação especial ente ano, as luzes ao redor da cruz foram colocadas em forma de um esplendor. Faixas educativas de conscientização ambiental para preservação do local foram colocadas ao longo da trilha e lixeiras espalhadas em todo o percurso. Estrutura de palco, som, iluminação e segurança garantirão a programação especial de oração e evangelização no alto da Serra.

O ponto alto da programação acontece na madrugada de quinta para sexta-feira (02/03), quando os fiéis sobem até o topo da Serra do Estrondo numa demonstração de fé, religiosidade e de agradecimento pelas graças alcançadas. Todos os anos, grupos de pessoas fazem vigília no alto da serra, com momentos de orações, louvor e celebração que fazem relembrar a paixão, morte e ressurreição de Cristo.

Durante todo o dia da sexta-feira, religiosos escalam a trilha da serra como sinal de promessa, penitencia e fé. Alguns carregam objetos como sacrifícios, a exemplo dos que sobem levando cruz ou pedra sobre as costas, outros acendem velas e as levam até o interior da capela que existe no alto da Serra do Estrondo.

O que sustenta e deu origem à tradição vivida todos os anos pelos moradores e turistas que visitam a cidade neste período, começou ainda no ano de 1960, quando Firmino Mendes, pioneiro em Paraíso, subiu a Serra do Estrondo carregando uma cruz feita por ele mesmo e, chegando ao ponto alto da serra, fincou a cruz, num gesto de agradecimento eterno pela graça alcançada. A partir desse fato, outras pessoas passaram a fazer votos de promessas e terem a Serra do Estrondo como símbolo de sacrifício no dia em que se comemora a mais importante data do calendário cristão, a Sexta-feira da Paixão. A capela que existe no alto da Serra foi construída no ano de 1978 depois que a D. Maria Bandeira, outra pioneira de Paraíso, ao acompanhar os fiéis que todos os anos refaziam aquele percurso, pensou na construção de um local ao lado da cruz onde os peregrinos pudessem fazer suas orações, a Capela Santa Cruz.

A programação especial para a Semana Santa em Paraíso teve inicio no dia 28 de fevereiro, com procissão saindo da Igreja Matriz até o Centro de Vivência da Serra do Estrondo, onde foi celebrada a Missa de Ramos e se estendeu durante toda semana.

Na sexta-feira (02), a paixão de Cristo será encenada nas ruas e avenidas de Paraiso, a partir das 18h, num misto de procissão e espetáculo religioso. No sábado (03) haverá Vigília Pascal nas paróquias e a programação se encerra no Domingo de Páscoa (04).

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Paraiso