Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Mariana Di Pietro

Os 139 municípios do Tocantins vão contar com os serviços do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. A confirmação foi dada ao governador Carlos Henrique Gaguim no início da tarde desta quarta-feira, 07, pelo coordenador geral de Urgência e Emergência do Samu, Clésio Mello Castro, e depois ratificada pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. A decisão foi dada após solicitação do Executivo Estadual. Os encontros aconteceram em Brasília, enquanto o Governador cumpria uma série de compromissos em busca de benefícios para o Estado. Acompanhou o governador o subsecretário de Representação do Estado, Evandro Campelo.

Segundo o ministro Temporão, no último dia 25 foram disponibilizadas sete ambulâncias para o Tocantins – duas para Palmas e cinco para o interior. Carlos Henrique Gaguim disse que já iniciou o trabalho para que mais 132 ambulâncias sejam destinadas ao Tocantins. “Já conseguimos sete e agora estamos buscando as outras para que cada cidade do nosso Estado conte com pelo menos uma ambulância do Samu”, explicou.

Por determinação do Governador, já nesta quinta-feira, 08, uma técnica da Secretaria da Saúde do Tocantins deverá ir a Brasília para agilizar os processos de implantação do Samu nos municípios tocantinenses. “Quero a implantação do serviço o mais rápido possível, pois o povo não pode esperar”, ressaltou Carlos Gaguim.

Os atendimentos realizados pelo Samu, ainda dentro das ambulâncias, evitam que 30% das internações aconteçam, gerando economia para os cofres públicos. Atualmente, apenas 20% dos municípios brasileiros contam com a cobertura do Serviço. No Tocantins, o Samu está presente em Palmas, Araguaína e Gurupi.

Unitins

O governador Carlos Henrique Gaguim, ainda na capital federal, conseguiu a liberação de mais de R$ 34 milhões voltados para a reestruturação da Unitins – Universidade do Tocantins. Durante audiência com a subchefe adjunta de assuntos federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Juliana Carneiro, o governador recebeu a notícia de que a verba acabara de ser liberada.

Também ficou marcada, para a próxima terça-feira, 13, uma audiência com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para dar continuidade às questões relacionadas com a Unitins.

Fonte: Secom