Esporte

Foto: Rafael Felipe
  • Foto - Fernanda Mendonça

Cerca de 20 trabalhadores- atletas do Tocantins se preparam para representar o Estado nos Jogos Nacionais do SESI, que serão realizados entre os dias 21 e 24 de abril em Bento Gonçalves (RS). As equipes tocantinenses que seguirão para o Nacional são as de futebol de campo (Tobasa) e vôlei de praia feminino (Celtins).

Os jogos mobilizaram dois milhões de trabalhadores-atletas de sete mil empresas. “Não existe nada igual no país. Somente os Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s) se aproximam, pois já chegaram a mobilizar um milhão de estudantes”, afirmou o professor da Universidade Gama Filho e membro do Conselho de Pesquisas do Comitê Olímpico Internacional (COI), Lamartine Pereira da Costa.

Em sua sexta edição, trata-se do maior evento esportivo de classe, segundo o Atlas do Esporte, base de dados sobre educação física, esportes e atividades saúde, lazer e turismo no Brasil. O número é a soma dos participantes desde as seletivas nas empresas, passando pelas disputas municipais e estaduais, até as etapas regionais.

Os números expressivos revelam que a indústria cumpre com sucesso a missão de incentivar seus trabalhadores a participarem da atividade desportiva. Muitas empresas têm incluído competições e atividades físicas em seus programas de gestão da qualidade. Levantamento do Sesi revela que 25% dos trabalhadores da indústria praticam esportes. A média nacional é de 14%, dado do Atlas.

Valores do esporte, como disciplina, espírito de grupo e liderança, se traduzem em vantagens competitivas. A serra gaúcha, onde fica a sede dos jogos, reunirá 1.020 trabalhadores de 170 empresas industriais de diferentes setores e portes. Eles competirão em dez modalidades: atletismo, futebol de campo, futebol sete master, futsal, natação, tênis de mesa, tênis de quadra, voleibol, vôlei de praia trio e xadrez. Com exceção do futebol master e futsal, os campeões das demais modalidades vão participar, em julho, dos Jogos Mundiais da Confederação Internacional Esportiva do Trabalho (CSIT), em Tallinn, Estônia.

Os Jogos Nacionais do Sesi formam talentos da indústria que representam o Brasil em torneios mundo afora. Prova disso é o desempenho da delegação comandada pelo Sesi nos últimos jogos da CSIT, há dois anos, em Rimini, Itália.

Depois de vencerem os jogos nacionais, em Manaus, 170 trabalhadores-atletas de diferentes modalidades garantiram ao Brasil o primeiro lugar em pontos. O Brasil foi primeiro lugar no futebol de campo e no vôlei de praia feminino, além de ganhar mais de 50 medalhas em disputas no atletismo, natação, voleibol, tênis e xadrez. A Itália ficou em segundo lugar, seguida pela Áustria.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fieto

Por: Redação

Tags: Celtins, Esporte, Tobasa