Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Cerca de 270 toneladas de arroz beneficiado em Tocantins devem ser transferidas pela Superintendência Regional da Conab, na próxima semana, para os estados do CE, BA, MA, PB, PE, PI. O produto se destina à comercialização da Refap (Rede de Fortalecimento do Comércio Familiar de Produtos Básicos), programa coordenado pela estatal.

Segundo o setor de Operações da regional no estado, o arroz é oriundo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que favorece a renda de pequenos agricultores familiares nas regiões atendidas. O processamento foi feito pela usina de beneficiamento de Formoso do Araguaia, do Tocantins, que passou por uma recuperação total no ano de 2009. A usina começou, então, a fazer o beneficiamento, empacotamento e a distribuição de arroz em casca, obtido diretamente dos agricultores familiares da região.

O objetivo da Refap é organizar em associações os pequenos varejistas de bairros periféricos e prepará-los para modernizar e fortalecer os seus negócios. Um dos atrativos deste sistema é a compra de produtos em condições mais vantajosas, permitindo maiores benefícios aos clientes e consumidores.

Fonte: Assessoria de Imprensa Conab