Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Elisvalte Rodrigues

A Prefeitura de Porto Nacional recebeu na segunda, 26, a Folia do Divino Espírito Santo de Monte do Carmo. Os foliões foram recebidos pelo vice-prefeito, Erazine Fonseca e pela assessora de gabinete, Suleima Cristina Botteri.

Durante a passagem da folia, muitos funcionários reverenciaram a bandeira que tem como símbolo uma pomba, que significa o próprio Divino Espírito Santos, durante a passagem dela por todas as salas do órgão. “Espero que o Divino Espírito Santo possa nos dá muita luz, muita sabedoria e acima de tudo muita força para concluirmos o mandato. É muito importante a presença do Divino em nossas vidas”, ressaltou o vice-prefeito.

Segundo o encarregado da bandeira, Ananias de Oliveira Filho a tradição da Folia do Divino começou há muitos séculos e o objetivo maior dela é levar as bênçãos do Divino Espírito Santos, principalmente para os sertanejos. “A Folia do Divino é um tradição, passada de pais para filhos e ela representa o próprio Espírito Santo. Saímos no sertão levando a palavra de Deus para os sertanejos mais distantes”, afirma Ananias.

Folia no Sertão

A visita na prefeitura fez parte do giro da folia, uma das maiores manifestações culturais do Tocantins. Praticado há séculos, o giro percorre, sobretudo o sertão. Os foliões levam a boa nova, a mensagem da ressurreição de Cristo e as benção do Espírito Santo. A Folia é realizada entre 30 e 40 dias com maior evidência em municípios como Monte do Carmo e Natividade. A folia começou no dia 4 de abril e deve se encerrada em 8 de maio com uma grande festa promovida pelo imperador em Monte do Carmo.

A folia é feita por vários homens a cavalo que percorrem fazendas na zona rural de Monte do Carmo e Porto Nacional. Quando o giro chega às casas eles cantam uma cantiga que se chama “licença”, então o encarregado da bandeira a entrega a o dono da casa e ele a passa em todos os cômodos, abençoando a residência, só neste momento que os foliões têm permissão de descerem dos cavalos. No local os foliões cantam e dançam ate o momento em que o dono da casa entrega a bandeira ao “encarregado” e eles seguem viagem.

Fonte: Ascom Prefeitura de Porto Nacional