Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

Por ocasião da transferência da capital para o distrito de Taquaruçu nesta terça-feira, 1º de junho, o prefeito de Palmas participou de uma série de eventos no distrito. Entrega de obras, com pavimentação de avenidas e recapeamento asfáltico, reuniões com produtores rurais, inauguração de praça, dentre outras atividades.

Este é o quarto ano que a Câmara Municipal, em parceria com a prefeitura da Capital, realiza a sessão solene, em função da transferência administrativa do município. A abertura do evento, que aconteceu na Escola Municipal Luiz Crispim, contou com a presença de várias autoridades tocantinenses e da comunidade local.

Os presentes assistiram a apresentação do hino nacional feita pelos alunos do distrito. No início dos trabalhos, o presidente da Câmara Municipal, Wanderlei Barbosa, juntamente com o prefeito Raul Filho e o secretário de Juventude e Esportes de Palmas, Kairo Bernardo fizeram a inserção de créditos estudantis para os universitários de Taquaruçu – projeto este que beneficia milhares de alunos carentes do município.

Durante a abertura, o presidente frisou que esta sessão solene é um resgate histórico, em homenagem aos moradores e vereadores da época, que de forma honrosa, aprovaram o projeto que cedeu os direitos políticos, para que Palmas pudesse ser a capital definitiva do Tocantins.

Os ex-vereadores, Emilson Machado, Hudson Terêncio, Valdir Pereira, Euclides Corrêa, Pedro Alencar, Gilberto Gomes (Betinho), foram alguns dos homenageados na sessão. Também, alguns antigos moradores do distrito, a exemplo de Antônio Pereira Alencar e Creusa Felício receberam das mãos dos vereadores, honrarias. O primeiro prefeito de Palmas, Fenelon Barbosa, também foi lembrado durante o evento.

O vereador Bismarque do Movimento (PT) conclamou a população local para fazer uma reflexão sobre os problemas sociais que atingem a nossa sociedade brasileira. “Podemos citar a reforma agrária, as questões habitacionais, a perseguição aos movimentos sociais, enfim, estamos preocupados com estas questões e lutaremos firmemente para proporcionar o desenvolvimento que a nossa sociedade merece”, frisou.

Já o vereador Milton Neres (PT) citou que a entrega da Praça Tarcísio Machado será mais uma opção de lazer para a comunidade local. Outro ponto bastante criticado pelo vereador, foi com relação ao loteamento que a prefeitura de Palmas está tentando implantar há dois anos e não consegue, em função de alguns entraves burocráticos que os órgãos ambientais estão impondo. “Estamos querendo proporcionar moradia digna para mais de 300 famílias que aguardam ansiosas a liberação da área e conseqüente construção das unidades habitacionais”, destacou Milton.

Outra reivindicação feita aos representantes do governo estadual, presentes a solenidade, foi sobre o patrimônio imobiliário da Capital, promessa feita pelo atual governador durante a sua posse. “Buscaremos resolver junto ao governo estadual esta questão e assim, possibilitar o aumento das políticas habitacionais no município”, pontou Folha.

Já o presidente Wanderlei Barbosa fez um agradecimento especial ao ex-vereador Totó Cavalcante pela aprovação na época do projeto que possibilitou a transferência da sede administrativa de Taquaruçu para Palmas. “Agradeço também ao prefeito Raul Filho pelos benefícios trazidos para esta comunidade. Palmas tem hoje que reconhecer a importância histórica destes homens e mulheres que tiveram a determinação e a garra necessária neste processo de construção desta cidade”, destacou o presidente.

Finalizando o evento, o prefeito Raul Filho reiterou o avanço que a capital está tendo nesta parceria com o legislativo municipal. Raul citou que, “o respeito e um trabalho profícuo faz de uma relação entre os poderes constituídos algo bastante salutar para o povo”. “A história de Taquaruçu deverá ser sempre lembrada e nós estamos aqui hoje não só para entregar obras e serviços, e sim, agradecer o empenho desta comunidade, que soube reconhecer o momento de grandeza por sediar a capital, quando foi necessário e depois cedeu os seus direitos para Palmas”, finalizou Raul.

 

Fonte: Ascop