Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Prefeitura de Palmas recebeu certificado de reconhecimento do Ministério da Saúde (MS) por ter alcançado metas importantes e ter avançado no controle da tuberculose. O certificado foi entregue pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), no Rio de Janeiro, no último dia 26.

A avaliação foi feita com base em seis critérios epidemiológicos. Palmas alcançou nota máxima em quatro deles: maior percentual de cura; menor índice de abandono do tratamento; maior realização de testes de HIV em pacientes com tuberculose e maior número de casos de tuberculose pulmonar bacilífera submetidos ao tratamento diretamente observado.

“Atribuímos o reconhecimento do MS ao planejamento e execução eficiente de nossas ações de prevenção e de assistência ao paciente de tuberculose. PaMinistériora garantirmos que esse paciente estava mesmo se medicando corretamente, criamos o programa de medicação acompanhada e envolvemos profissionais de saúde e pessoas da própria comunidade para essa tarefa” - enfatiza Samuel Bonilha, secretário da Saúde de Palmas

Fonte: Assessoria de Imprensa Semus