Geral

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove, nesta quinta-feira, 10, a 34ª edição do Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), em Palmas/TO. Podem participar produtores rurais interessados em acessar o mercado internacional, mas têm dificuldades por desconhecerem as regras do comércio exterior. As palestras acontecem a partir das 8 horas, no auditório do Palácio Araguaia, na Praça dos Girassois, s/n, Marco Central.

O AgroEx será divido em dois paineis. No primeiro, Estratégias do Agronegócio para Exportação, técnicos do Mapa apresentam as oportunidades e os desafios às exportações do agronegócio brasileiro, a integração contratual como forma de iniciar os embarques de produtos agropecuários e a certificação para agregar valor ao produto. O segundo painel, Ferramentas para Exportar Produtos do Agronegócio, aborda aspectos relevantes do processo exportador, como o passo-a-passo para inserir produtos em outros países.

Serão mostradas, ainda, particularidades de Tocantins, como a atual situação da Ferrovia Norte-Sul, via que proporcionará escoamento mais eficiente da produção de grãos na região. Além disso, produtores do Estado contarão histórias de sucesso, como as exportações de mel e abacaxi, para estimular os participantes.

As inscrições do seminário pode ser realizadas no site do Ministério da Agricultura, www.agricultura.gov.br, no banner do AgroEx.