Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A confiança do empresário industrial, apurada pelo ICEI – Índice de Confiança do Empresário Industrial, chegou a 67,6% no primeiro trimestre do ano, segundo pesquisa realizada pela FIETO – Federação das Indústrias do Estado do Tocantins. Paralelo a isto, a Sondagem Industrial, pesquisa realizada trimestralmente, aponta que a indústria tocantinense mostra sinais de aquecimento nos itens de produção, capacidade instalada, finanças e na evolução dos principais obstáculos ao seu desenvolvimento.

O ICEI apurado em abril deste ano está 3,7 pontos percentuais acima da média histórica de 63,9%. Por meio deste índice, percebe-se a confiança do empresariado tocantinense com relação aos seus negócios e à economia do País. A variação do índice é de 0 a 100, mas, ao ultrapassar 50%, o ICEI já indica confiança por parte do empresariado. O índice é baseado nas expectativas e condições atuais do empresário em relação à economia brasileira e à sua empresa. “Ao se sentir otimista, o empresário investe no Estado, realiza financiamentos, pode empregar e estocar mais, atrai novos investimentos...enfim, movimenta a economia local”, avalia o Presidente da FIETO, Roberto Pires, ao enumerar alguns dos benefícios deste desenvolvimento industrial.

Para realizar a pesquisa, foram utilizados questionários e definida uma amostra de 34 indústrias (29 pequenas e 5 médias), situadas em 20 municípios, no período de 05 a 19 de abril de 2010. O ICEI aponta a confiança dos empresários para o futuro, em um período de 6 meses, enquanto a pesquisa Sondagem Industrial, avalia o trimestre já transcorrido.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Fieto