Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

O prefeito Raul Filho e o secretário de Educação de Palmas, Danilo de Melo Sousa concedem nesta terça-feira, 6, entrevista coletiva sobre a evolução de Palmas em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), conforme dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na última quinta-feira. “Os índices que Palmas alcançou influenciaram inclusive uma melhoria na avaliação do Ideb do Estado”, afirmou o secretário de Educação. A coletiva será no auditório do Paço Municipal, às 9 horas.

A avaliação é de que Palmas pode se tornar referência em qualidade de ensino para outros municípios, tanto do Tocantins, quanto do Brasil. A divulgação dos resultados do Ideb 2009 mostra que as escolas da rede municipal palmense têm melhorado o desempenho e os estudantes também.

Palmas aumentou o índice que avalia a qualidade de ensino oferecida às crianças que estudam nas séries iniciais do ensino fundamental em um ponto nos últimos dois anos. Saiu de um Ideb 4,4 na 4ª série em 2007 para 5,4 em 2009. É a capital que mais evoluiu no período. Com o resultado, a cidade cumpre a meta programada pelo Ministério da Educação para ser alcançada em 2015.

Nas séries finais do ensino fundamental, o crescimento também foi positivo. O índice cresceu 0,8 pontos em dois anos, na rede pública da capital. Em 2005, ele estava em 3,8 e saltou para 5,6. Quando se olha somente para a oferta da rede municipal o salto é ainda maior: de 3,8 para cinco pontos em dois anos. As metas de 2013 para a cidade já foram cumpridas.

Além do prefeito Raul Filho e do secretário Danilo de Melo Sousa, também participam da coletiva diretores e professores das escolas da rede municipal. Eles falarão sobre as políticas educacionais responsáveis por este salto de qualidade na educação pública de Palmas, demonstrarão os índices que elevam o ensino de Palmas a níveis de países de primeiro mundo e dados comparativos com outras capitais e municípios brasileiros.

Conforme avaliação do secretário de Educação a ampliação da jornada escolar, uma das políticas mais defendidas pela Prefeitura, foi um dos principais pontos para que Palmas alcançasse este êxito. “É determinação do prefeito Raul Filho que até a conclusão do seu mandato todas as crianças e adolescentes que freqüentam as escolas do ensino fundamental e da educação infantil rede municipal sejam atendidos na modalidade de ensino em tempo integral”, destacou.

O prefeito Raul Filho considerou que esta avaliação é mais um motivo para que sua administração invista cada vez em Educação. “É gratificante saber que nossos esforços para oferecer um ensino integral e de qualidade estão gerando frutos e que nossas crianças e adolescentes estão a cada dia melhorando suas condições de aprendizagem”, comemorou.

Fonte: Ascop