Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Marcos Vinícius

Foto: Marcos Vinícius

Equipes de agentes de Endemia da Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) realizam ação contra dengue e calazar na Quadra 603 Norte, nesta sexta-feira, 23, a partir das 8h. Durante a ação, os agentes realizarão manejo ambiental e inspeção em residências da quadra, além de remoção de depósitos de água parada.

Dengue

Durante a vistoria dos quintais, haverá ainda a orientação do morador, assim como a entrega de material informativo. “O trabalho de conscientização dos moradores não pode cessar, o período de estiagem chegou e o cuidado com os quintais, caixas d'água, vasos de plantas, banheiros desativados e bebedouros deve continuar, pois são locais onde a água parada é ambiente propício para o depósito de ovos do mosquito da dengue” - adverte Samuel Bonilha, titular da Semus.

Calazar

O transmissor da leishmaiose visceral (ou calazar) é o mosquito palha, que se alimenta de material orgânico, como restos de comida. “Ele procura locais com acúmulo de lixo, como quintais mal-cuidados e terrenos baldios” - explica Cláudio Gilberto Garcia, diretor de Vigilância em Saúde.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Semus