Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A secretaria municipal de Saúde de Pedro Afonso vem realizando trabalho de orientação referente a saúde bucal das crianças em todas as escolas da cidade. Durante essa semana a equipe da SEMUS estará realizando atendimentos na Escola Municipal Sousa Aguiar.

Neste dia, as crianças têm o prazer de ter um encontro amistoso com as odontólogas, quem em companhia de suas auxiliares ministram palestras referentes à importância da higiene bucal bem como a importância da escovação.

Os atendimentos tem como objetivo principal sensibilizar a classe estudantil da importância da saúde bucal, destacando à priori, os hábitos de higiene bucal saudáveis, bem como a prevenção de doenças. Além de palestras com orientações sobre os cuidados com a higienização dentaria, também está sendo feita a aplicação de flúor, escovação nas crianças e entrega de kt’s contendo escova e creme dental.

A expectativa é de que durante esta semana sejam atendidos cerca de 550 alunos que tenham até 12 anos de idade.

Os atendimentos da escovação atingirão todas as escolas e creches da cidade. Nesse primeiro momento estão participando as seguintes escolas: Cristo Rei, Padua Fleury, Ana Amorim, Jandevam, Maranatha e a Creche Municipal. Os atendimentos serão realizados uma vez por semana em cada escola durante todo o ano de 2010.

Segundo a Dr.ª Carla Marilda Loss, a boa escovação deve começar durante a infância para que os dentes possam crescer sempre numa boca saudável e quando adulto, estejam fortalecidos.

Já a secretária municipal de Saúde Julia Maria, falou da importância deste tipo de ação dentro das escolas. “Esta ação vem de encontro a tudo que vem acontecendo em debates sobre odontologia no mundo, atualmente, a odontologia como todas as ciências da saúde estão voltadas para a educação, a promoção e prevenção, sendo essa a importância fundamental, principalmente em se tratando de crianças”, enfatizou.

Ao finalizar a apresentação a dentista Ana Claudia de Amorim fez recomendações sobre a escovação diária dos dentes, e a distribuição de kit’s as crianças.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Prefeitura de Pedro Afonso