Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Seleção tocantinense de voleibol juvenil feminina vence a segunda partida no Campeonato Brasileiro, em Campo Grande-MS. O Tocantins que enfrenta ainda Amapá e Mato Grosso do Sul, fica mais perto de levar também a categoria Juvenil à primeira divisão do voleibol brasileiro.

Com a Seleção Infanto já integrando o grupo de elite nacional, agora é a vez das atletas juvenis buscarem uma colocação que deixará nosso voleibol feminino numa situação de destaque em nível nacional. A Federação Tocantinense comemora a boa fase que vive as categorias de base no naipe feminino. A convocação oficial de Nayara como levantadora da Seleção Brasileira, que disputará o sulamericano infanto no Peru, em agosto, empolga essa nova geração. “Quando o trabalho tem resultados como a convocação da Nayara, a conquista da primeira divisão no infanto e agora a possibilidade de subir a juvenil, atletas, equipes técnicas, clubes e torcedores se empolgam e renovam suas forças para trabalhar em prol do crescimento do nosso voleibol. Precisamos incentivar esse trabalho também no masculino”, afirma Ricardo Abalém, presidente da FTV.

Na partida contra Goiás as tocantinenses erraram muito saque e cometeram muitas faltas na rede. Segundo Zico, que comandou a equipe em quadra, a participação não foi boa como no primeiro jogo, “O potencial da equipe é maior do que foi apresentado hoje e espero que as meninas estejam mais concentradas, principalmente na partida de sábado, contra as donas da casa”, avaliou o treinador.Os destaques da partida foram para as jogadoras Sarah, Karen e Mariana. As três mantiveram constância nos fundamentos e imprimiram um ritmo forte que possibilitou a vitória contra as goianas.

De Mato Grosso do Sul para Pernambuco

Cinco atletas que integram a Seleção Juvenil vão compor também a Seleção Infanto que disputará em Caruaru, no Estado de Recife, o Campeonato Brasileiro da categoria. A competição terá inicio no dia 23/08 e contará com 16 equipes na principal divisão do país da categoria.

As Seleções que estão na chave do Tocantins são: Pernambuco, Rio Grande do Sul e Espirito Santo. A tarefa não será fácil e a expectativa da FTV é manter a Seleção na primeira divisão, considerando que a maioria das jogadoras que integravam o grupo de 2009 estão fora esse ano em função da idade.

O Arbitro Luiz Claudio Pereira dos Santos, conhecido no meio esportivo como Luizão, foi indicado pela Federação Tocantinense para compor a equipe de arbitragem em Campo Grande. Luizão já atuou em várias partidas essa semana, inclusive como primeiro arbitro, no difícil jogo entre Mato Grosso do Sul e Rondônia, na segunda rodada.

Ricardo Abalém anunciou que deverá, assim que retornar ao Estado, nomear Luizão no cargo de Coordenador de Arbitragem da FTV, “Ele (Luizão) é um dos mais respeitados e experientes árbitros do Estado e se colocou a disposição da Federação pra organizar os quadros de quadra e areia. Agora que tem mais tempo pra se dedicar ao voleibol, acredito que realizará um grande trabalho”. Luizão esteve a frente da Federação de handebol por alguns anos, mas nunca deixou de atuar como arbitro de vôlei de praia e quadra, a serviço da Federação.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ FBV