Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Se as eleições fossem hoje, Carlos Gaguim (PMDB) seria reeleito governador com 6% de vantagem sobre Siqueira Campos (PSDB). É o que diz a pesquisa Ibope/TV Anhanguera, divulgada na noite desta terça-feira, dia 24, no Jornal Anhanguera segunda edição.

Segundo o Ibope, Carlos Gaguim, da Coligação Força do Povo, está com 43% das intenções de voto, enquanto seu adversário, Siqueira Campos (PSDB), caiu mais 3 pontos e agora tem 37%. Os indecisos somam 17%, enquanto brancos e nulos somam 3%.

Com essa diferença, a maior já registrada pelo Ibope nestas eleições, Gaguim abre seis pontos à frente de seu concorrente, consolidando-se na liderança da corrida sucessória ao Palácio Araguaia.

Gaguim cresce

Em três rodadas de pesquisas divulgadas pelo Ibope sobre as eleições no Tocantins, Carlos Gaguim já cresceu 5 pontos, subindo de 38% (junho) para 43% (agosto), enquanto Siqueira Campos caiu 3 pontos de 40% (junho) para 37%.

Rejeição a Siqueira aumenta

A rejeição ao candidato Siqueira Campos também cresceu de 38% para 40%, enquanto o índice de eleitores que não votariam em Carlos Gaguim caiu de 35 para 33%. Desta vez, 8% dos eleitores disseram que não rejeitam nenhum dos candidatos e 18% não sabem ou não opinaram.

Marcelo lidera para o Senado

Segundo o Ibope/TV Anhanguera, Marcelo Miranda (PMDB) tem 40% das intenções de voto, enquanto João Ribeiro (PR) aparece com 38%. Paulo Mourão (PT) agora tem 22% e Vicentinho Alves (PR) aparece com 19%. Segundo a pesquisa, os votos brancos e nulos somam 10% e os indecisos totalizam 50%.

A Pesquisa

O Ibope registrou a pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/TO) sob o número 13.073/2010 e no TSE com o número 25.234/2010. Foram ouvidos 812 eleitores no Estado e a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.