Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O prefeito da cidade de Sítio Novo, Antônio Araújo (PMDB)foi afastado do cargo na manha desta quinta-feira, 9, por determinação da justiça que acatou uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Estadual, (MPE). De acordo com o Promotor de Justiça Paulo Sérgio de Almeida, autor da ação, o prefeito assinou convênio com um banco privado afim contratar grandes empréstimos consignados. Porém, as parcelas teriam sido pagas apenas com o dinheiro do município não chegando a serem descontadas da folha de pagamento dos servidores.

O valor acumulado chega a R$ 105.000.00. Ainda conforme o promotor de justiça, a atitude do prefeito caracteriza ato de improbidade administrativa. Diante dos fatos, a Justiça determinou o afastamento imediato do prefeito de Sítio Novo e também das outras quatro pessoas envolvidas no esquema, que inclusive, seriam parentes do prefeito. Foi determinado ainda o bloqueio de bens e a posse do vice-prefeito da cidade.

Operação “Cachimbo”

Durante toda esta quinta-feira, 09, as polícias Militar e Civil cercam toda a cidade e o prédio da prefeitura para evitar tumultos. Blitzes são realizadas em pontos estratégicos. A operação recebeu o nome de “Cachimbo” em alusão a frase popular “o costume do cachimbo é que entorta a boca”. Segundo o Promotor de Justiça, o prefeito estava tão habituado a cometer esses delitos que mandou o contrato do município com o banco para ser homologado na Justiça.

Servidores afastados por nepotismo

Em outra Ação Civil Pública, ACP, proposta pelo Ministério Púbico Estadual, MPE, a justiça determinou a demissão imediata de 14 servidores da Prefeitura de Sítio Novo, por terem parentesco com o prefeito. Segundo o MPE, o fato caracteriza nepotismo.

Fonte: Ascom MPE