Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O programa eleitoral do governador e candidato à reeleição, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), exibido pela TV, na noite desta segunda-feira, 20, relembrou ao povo tocantinense o movimento reivindicatório da Polícia Militar em 2001, durante o último mandato de Siqueira Campos à frente do Governo do Estado, e que culminou em greve, e quase transformou-se em uma batalha sangrenta entre o Exército Brasileiro, requisitado por Siqueira, e os militares que estavam reclusos no Quartel do 1º Batalhão da PM, em Palmas.

O programa teve como personagem um militar que viveu todos os momentos da greve e prestou um depoimento marcante, verdadeiro e emocionante. Foi reapresentado, ainda, os noticiários local e nacional da época, do que foi a maior exposição negativa que o Tocantins teve em rede nacional em toda a sua história.

O programa exibiu a humilhação porque passou grande parte da população palmense, em que muitos eram impedidos até de chegarem em casa, inclusive crianças eram revistadas no meio da rua. O povo do Tocantins pôde relembrar a verdadeira personalidade do ex-governador, que disse, claramente, não se importar com quem estava aquartelado, e por consequência com suas famílias. Segundo o militar entrevistado, a ordem era que o prédio do Quartel da PM fosse invadido pelo exército e o movimento extirpado com derramamento de sangue.

Por fim, destacou-se a nova realidade do Tocantins, com liberdade e com a PM tendo de volta os direitos respeitados, com a valorização dos profissionais, a conquista da dignidade, o pagamento das indenizações e o reconhecimento dos serviços prestados por estes profissionais, através de salários dignos. Ficou evidente nas palavras do militar, que a comparação do jeito de administrar de Carlos Gaguim com Siqueira, mostra que Gaguim implantou um novo modelo que está sendo aprovado pelo povo tocantinense.

Saúde

O programa também esclareceu denúncias veiculadas no programa de Siqueira sobre filas no atendimento de uma Policlínica que pertence ao município de Araguaina. O programa relatou que o secretário responsável pela Policlínica é o senhor Eduardo Medrado, ex-secretário de Saúde do Governo Siqueira Campos.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Força do Povo