Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Agricultores familiares de quatro municípios tocantinenses serão assistidos pelos mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural a partir desta quinta-feira, 21. O atendimento será realizado nos municípios de Rio Sono, Lizarda, São Félix do Tocantins e Mateiros, localizados no Território da Cidadania do Jalapão.

Os mutirões vão emitir gratuitamente Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho e registro junto ao INSS. Preferencialmente voltada às mulheres, a ação também beneficia os cônjuges e filhos. Ao promover o acesso a esses documentos, o Programa assegura cidadania às trabalhadoras rurais, garantindo autonomia e o acesso a direitos sociais e econômicos.

O primeiro mutirão será realizado em Rio Sono, no Centro de Geração de Renda, dia 21, no horário das 14h às 18h. O atendimento continua na sexta-feira (22), das 8 às 12 horas.Nos municípios de Rio Sono e Lizarda, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) vai promover palestras para os agricultores familiares e realizar cadastro para emissão de declarações de acesso ao Pronaf.

O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o Incra. No Tocantins, os mutirões têm a parceria de Prefeituras, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Instituto de Identificação, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Caixa Econômica Federal e Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins).

Este ano já foram realizados 36 mutirões no estado com a emissão de 9.228 documentos civis e trabalhistas para trabalhadores rurais.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ MDA