Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Um trabalho de pesquisa sobre o uso de microalgas residuais para a produção de biocombustíveis deu à professora do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Campus de Palmas – Gláucia Eliza Gama Vieira, a 3ª colocação na categoria Projeto de Natureza Ambiental (que destaca os trabalhos inovadores) do Prêmio Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente. O resultado foi divulgado na noite desta terça-feira, 26. A cerimônia de premiação vai acontecer no dia 19 de novembro, no Clube do Trabalhador do Sesi em Manaus (AM).

Para Gláucia, o prêmio é fruto da dedicação à pesquisa realizada na UFT. “É o reconhecimento de um trabalho de pesquisa na Universidade. É a contribuição para o desenvolvimento da região norte, com a aplicação de novas tecnologias, além da formação de estudantes para a pesquisa de ponta no Tocantins”, avalia Gláucia, que é professora de química ambiental e recursos energéticos e ainda coordena o Mestrado em Agroenergia na Universidade Federal do Tocantins.

Mais prêmio

Este é o segundo prêmio que Gláucia ganha esta semana. Ontem (26), ela venceu na categoria professora-orientadora, com a conquista da 3ª colocação do estudante Aderlânio da Silva Cardoso, no Prêmio Jovem Cientista - Edição 2010. Em sua XXIV edição, o concurso teve como tema: "Energia e Meio Ambiente - Soluções para o Futuro". Para o reitor, Alan Barbiero, o prêmio demonstra que a UFT é hoje uma instituição de referência nacional, pois tem sido premiada, por meio de alunos e professores, em diversas áreas. É um orgulho ter professores dessa qualidade na Universidade", disse.

Esta é a segunda vez que a UFT tem um docente premiado no concurso. Em 2008, o professor Márcio Antônio da Silveira, que também é pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, foi premiado na segunda colocação (categoria social), com o trabalho: “Alternativa de produção de etanol a partir da batata-doce voltada à realidade dos pequenos e médios agricultores da Região Norte”.

Samuel Benchimol

Instituídos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Banco da Amazônia, com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), o prêmio Samuel Benchimol de Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente têm por objetivos: Promover a reflexão sobre as perspectivas econômicas, tecnológicas, ambientais, sociais e empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica; Fomentar a interação permanente entre os setores governamentais, empresariais, acadêmicos e sociais da Região Amazônica; Identificar, analisar, selecionar e divulgar projetos de interesse empresarial e oportunidades de investimento a potenciais financiadores, públicos ou privados; e Agraciar pessoas que se destacam no desenvolvimento sustentável da Região Amazônica.

Mais informações a respeito do prêmio podem ser obtidas em http://www.amazonia.desenvolvimento.gov.br/premio/agraciados

Fonte: Assessoria de Imprensa UFT