Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A equipe de articulação política do governador eleito Siqueira Campos (PSDB) já começa a se movimentar nas bases dos partidos em busca de aliados para a composição do novo governo, no entanto as conversações devem se acentuar no mês de dezembro.

A preocupação inicial agora depois do segundo turno, conforme informou o presidente do PSDB em entrevista ao Conexão Tocantins nesta quarta-feira, 3, é com a transição de governo.A primeira reunião para discutir o assunto junto com ao equipe do governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) está agendada para a próxima semana no dia 8 de novembro.

As primeiras discussões serão em torno do orçamento do próximo ano que será aprovado pela Assembleia Legislativa.

“Não sentamos ainda para ver isso mas daqui uns dias isso deve acontecer.Porém, é claro que o pessoal já está se movimentando”, admitiu. Ernane estima que apenas em dezembro deve começar a costura com os partidos.

“Em dezembro faremos esse trabalho”, disse.Questionado sobre as articulações com o PP que já estão em andamento o tucano disse que não há um partido específico para ser foco da articulação. “Vamos sondar todos os partidos para garantir a governabilidade”, frisou.

O presidente garantiu ainda que Siqueira já assumirá em janeiro do próximo ano com a adesão de novos aliados no seu grupo.

Composição

A composição de governo bem como a indicação dos cargos na nova gestão ainda não foram discutidos com os aliados de Siqueira, segundo as informações.

O coordenador de transição, ex-senador Eduardo Siqueira diz acreditar que mesmo não sendo do partido da candidata eleita, Dilma Rousseff (PT), Siqueira Campos tenha uma boa relação com o governo federal.