Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

José Roque R. Santiago, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins

José Roque R. Santiago, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins Foto: Divulgação

Foto: Divulgação José Roque R. Santiago, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins José Roque R. Santiago, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins

Será realizado entre os dias 18 e 21 de novembro, em Palmas, o IX Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins no auditório Cuica da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A abertura será no dia 18 às 20h.

O Congresso reunirá a categoria dos trabalhadores de educação para discutir os planos nacional, estadual e municipais de educação, na visão dos trabalhadores. Temas como igualdade racial, aposentados, saúde do trabalhador, LGBT e funcionários de escola serão, também, debatidos no congresso.

Participará do evento o secretário de organização nacional da CUT, Jacy Afonso, que durante a solenidade irá debater a atual conjuntura nacional do País. Alan Barbiero, reitor da Universidade Federal do Tocantins, debaterá a Conjuntura Estadual.

O tema

Planos municipais, estadual e nacional de educação o que é? Como fazer? - será ministrado pelo secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo Filho, no dia 19.

Já no dia 20 acontecerá a palestra com a temática - A educação de tempo integral e o financiamento da educação - com a secretária de Assuntos Municipais da CNTE, Marta Vanelli.

Participam do Congresso delegados de todo o Estado, compreendendo os municípios das diretorias sindicais do Sintet dos municípios sedes de Augustinópolis, Tocantinópolis, Araguaina, Colinas do Tocantins, Guaraí, Miranorte, Porto Nacional, Gurupi , Paraíso do Tocantins, Palmas e região sudeste.

Estão sendo esperados cerca de 600 delegados. “Os trabalhadores da educação estarão unidos no debate acerca dos planos de educação, prioridade de nossa luta”, enfatiza José Roque R. Santiago, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet).

Fonte: Assessoria de Imprensa Sintet