Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Conselheiros que integram o Conselho Municipal de Cultura se reúnem nesta terça, 30, no Centro de Criatividade do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, para discutirem o plano municipal de cultura e definirem a data para próxima eleição do Conselho. Segundo a presidente da Fundação Cultural de Palmas, Kátia Maia Flores, a eleição será realizada ainda este ano.

Flores ressalta que além de ajudar na proposição de políticas e programas a serem desenvolvidos, o conselho também atua como órgão fiscalizador e orientador. “É uma forma de democratizar o processo de decisão da gestão da cultura do município, visto que temos vários segmentos dentro do conselho, e esses conselheiros ajudam a levar aos seus segmentos as discussões das questões que estão sendo postas no conselho”, comenta.

A presidente falou, ainda, da importância do conselho na gestão de cultura do município, na regulamentação do uso dos espaços e na fiscalização desse uso, e também das propostas importantes como a formulação de editais, dentre outras. E finalizou falando da principal conquista de sua gestão, como presidente do conselho, que foi a criação da Fundação Cultural de Palmas. “Levamos esta discussão para a sociedade, para a classe artística e para o campo político, então viabilizamos não só a criação, mas a regulamentação da FCP”, concluiu a presidente.

Conselho Municipal de Cultura

O conselho é um órgão de assessoramento da macropolítica cultural da administração municipal. Criado por uma lei especifica, ele é uma instância de apoio composto por um colegiado, que possui membros da sociedade civil e do poder público municipal. Responsável por propor, assessorar e orientar a formulação das políticas pública culturais, o conselho possui hoje a função expressiva de definir as pautas do teatro, do cinema, da grande praça do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. Tudo isso tem que passar pela aprovação do conselho.

Fonte: Ascop