Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em carta oficial encaminhada à imprensa nesta quarta-feira, 1, o prefeito da cidade de Almas, Leonardo Cintra (PSDB) esclareceu sua pré-candidatura à presidência da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM).

Em seu comunicado, o prefeito afirma que a iniciativa de substituir o prefeito de Santa Fé do Araguaia, Valtênis Lino (PMDB), na presidência da ATM partiu depois de reuniões e conversas com diversos gestores municipais do Estado. “Após auscultar vários prefeitos, independente do segmento partidário que seguem, decidi colocar meu nome para concorrer à presidência”, diz a carta.

Cintra faz questão de frisar no comunicado oficial que sua decisão não se deu por questões que chamou de “vaidades pessoais” e que sua juventude – o prefeito tem 22 anos – será um reforço nos trabalhos da Associação. “Emprestar a minha juventude para que juntos possamos construir um municipalismo livre e forte, ancorado nos pilares do trabalho e no desenvolvimento de cada ente municipal”, destacou.

Dentre as principais metas de campanha estabelecidas por Leonardo Cintra, estão a autonomia da ATM, promoção de simpósios regionais trimestrais, a discussão do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), entre outras.

O nome do prefeito de Almas surge em um período em que acontece uma intensa mudança no governo estadual, com a eleição do tucano Siqueira Campos (PSDB), correligionário de Leonardo Cintra, o que pode trazer à tona as intenções do novo governo, que inicia em um mês, em assumir a entidade maior de representação municipal do Tocantins.

Governistas também articulam nome

Corre nos bastidores das prefeituras, que a base aliada do governador Carlos Gaguim (PMDB) também estaria se articulando para assumir a presidência da ATM. De acordo com informações do prefeito de Pium, Nilton Franco (PMDB), o partido estaria atrás de um nome para disputar a eleição que ocorre em janeiro de 2011.

Em contato com o Conexão Tocantins no final da tarde de ontem, o prefeito da cidade de Figueirópolis, José Fontoura (PMDB), atual vice de Valtênis na ATM, confirmou que pretende disputar a eleição da entidade.