Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância – em parceria com a Celtins e o Governo do Estado lançam em Palmas, dia 14, às 09h30, no Auditório Deputado Sebastião Borba (Assembléia Legislativa – Praça dos Girassóis), a campanha nacional sobre o impacto do racismo na infância. Além de autoridades, o evento terá a participação de representantes de movimentos negros, indígenas e dos direitos da infância do estado. A campanha foi lançada no dia 29 em Brasília e conta com o apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR.

A campanha tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira para a necessidade de assegurar a equidade e a igualdade étnico-racial desde a infância. Promovendo, através da campanha, um alerta sobre a necessidade da quebra do círculo vicioso do racismo para, dessa forma, estimular a criação e o fortalecimento de políticas públicas voltadas para as populações mais vulneráveis.

Para a primeira etapa da campanha, foram produzidas peças gráficas criadas por agências parceiras da ação. A iniciativa conta com a participação do ator e embaixador do Unicef no Brasil, Lázaro Ramos que gravou um filme de 4 minutos, em que o texto demonstra a situação das crianças negras e indígenas no Brasil. O filme tem uma versão de 27 segundos que será veiculado nos canais de televisão que apoiam a campanha.

Ainda como parte da campanha, será disseminado um folheto institucional que propõe "Dez maneiras de contribuir para uma infância sem racismo", com orientações sobre como identificar, evitar e combater atitudes e ações discriminatórias. A campanha terá duração de um ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Celtins