Polí­tica

Foto: Arquivo/ Conexão Tocantins

Atendendo pedido do governador eleito , Siqueira Campos (PSDB), o deputado federal Vicentinho Alves (PR), conseguiu, junto à Comissão de Orçamento na Câmara Federal, a aprovação de recursos na ordem de R$ 70 milhões que serão investidos na construção da ponte sobre o rio Araguaia entre as cidades de Xambioá (TO) e São Geraldo (PA).

“Esta aprovação é mais que uma conquista de nós tocantinenses e da população do Pará. Se trata de uma integração entre os dois Estados e toda a região Norte do país”, disse Siqueira Campos.

Ainda segundo o Governador eleito, a construção da ponte sobre o Araguaia deve começar já em 2011.

Produção de peixes

Durante o Encontro de Governadores do PSDB que aconteceu nesta quarta-feira, 15, em Maceió (AL), Siqueira Campos e o governador eleito no Pará, Simão Jatene, firmaram acordo que irá beneficiar a produção de peixes nos dois Estados.

Segundo Siqueira Campos, os dois governos farão parceria para a instalação de tanques-rede que irão abastecer o mercado de grande parte do país proporcionando às colônias de pescadores dos dois estados renda permanente e fortalecimento da atividade.

“Acertei com o governador Jatene e vamos levar esse projeto à frente para garantir a produção de peixes e todas as colônias de pescadores a margem do rio Araguaia irão fazer parte trabalhando para a exportação de peixes para a maioria dos demais estados brasileiros”, explicou Siqueira Campos completando que este projeto de parceria será também conversado com o governador do estado do Maranhão para estender às colônias de pescadores que trabalham no rio Tocantins.

Siqueira Campos explicou ainda que o projeto prevê preservação da fauna, mata ciliar e dos cardumes, incluindo proteção da piracema, época de reprodução dos peixes. “Este projeto é de essencial importância para o desenvolvimento da economia e aproveitamento de um dos potenciais econômicos do estado do Tocantins, assim como do Pará. É um projeto que conheci ainda na China e no Japão e que se tornou referencia no mundo. É espetacular e se trata de desenvolvimento econômico sustentável que é o que a população espera e os pescadores do nosso Estado necessitam”, ponderou o Governador eleito.

Além disso, o rio Araguaia irá abrigar a pesca esportiva, o turismo, com responsabilidade ambiental. “Essa parceria será um exemplo para os demais estados brasileiros”, disse Siqueira Campos.

Encontro de Governadores do PSDB

Sobre o Encontro desta quarta, em Maceió, Siqueira Campos informou que ficou estabelecida, entre os Governadores do PSDB, uma cooperação política/administrativa como um projeto nacional. “Estabelecemos que atuemos em um projeto nacional para o fortalecimento da social democracia brasileira efetivamente como o melhor para o Brasil, e o melhor que a população brasileira poderia esperar. Com o apoio total dos oito governadores e seus aliados dos diversos partidos, iremos fortalecer nosso projeto”, explicou.

Segundo ele, o Encontro em Maceió foi o primeiro dos governadores do PSDB. “Haverá um Encontro a cada três meses”, explicou Siqueira Campos. O segundo já está agendado para março de 2011, e será em Belo Horizonte (MG), o terceiro poderá acontecer em Roraima.

Sobre um Encontro no Tocantins, Siqueira Campos disse que é necessário aguardar um pouco mais e que uma data poderá ser marcada após a restauração da ética e a transparência que virão com a proteção do patrimônio do povo. “No dia primeiro de janeiro nós vamos restaurar tudo isso, pois a perspectiva até então não é muito clara. Estamos prestes a assumir um Governo do Estado num quadro sombrio, preocupante, mas com um trabalho que reunirá energia, calma e uma postura de conciliação nós iremos fazer o melhor e alcançaremos êxito na recuperação dessas virtudes necessárias ao bem comum”, concluiu.

Fonte: Assessoria de imprensa Siqueira Campos