Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira (21/2), juízes e servidores da Corregedoria Nacional de Justiça retornam ao estado Tocantins para verificar se o Tribunal de Justiça está cumprindo as determinações feitas na inspeção realizada em 2009. A equipe também vai verificar os problemas que levaram ao afastamento de três desembargadores do Tribunal em dezembro último.

O retorno da inspeção no estado será feito pelos juízes auxiliares da Corregedoria Nacional de Justiça Ricardo Chimenti, Agamenilde Dantas e José Antônio de Paula Santos, pelo assessor especial desembargador Sílvio Marques, além de três servidores. Os trabalhos prosseguem até sexta-feira (25/2) na sede do Tribunal de Justiça de Tocantins (TJTO).

Inspeção

A primeira inspeção feita pela Corregedoria Nacional no Judiciário do Estado ocorreu em junho de 2009 e abrangeu unidades judiciárias de 1º e 2º graus. Excesso de servidores comissionados, grande volume de empréstimos consignados feitos por magistrados, possíveis casos de nepotismo e falta de transparência no Tribunal de Justiça de Tocantins foram algumas das constatações feitas pela equipe de inspeção.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ CNJ