Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Potencial para escoamento da produção, localização geográfica, clima adequado e vantagens competitivas no mercado, foram alguns dos fatores que contribuíram para a instalação da sede da Embrapa Pesca e Aquicultura, em Palmas, cujas obras de construção foram lançadas na tarde desta sexta-feira, 25, no Palácio Araguaia, pelo governador Siqueira Campos e pela Ministra de Pesca e Aqüicultura, Ideli Savatti.

A unidade que terá 4.500m² de área construída e 90 trabalhadores entre pesquisadores e pessoal administrativo, tem como missão desenvolver soluções tecnológicas para a pesca e a aqüicultura do Brasil, com enfoque inicial em peixes nativos. “Nosso trabalho será identificar as espécies, fazer uma reeducação alimentar e cuidar da sanidade destas espécies, evitar a extinção de algumas e desenvolver o processamento industrial sustentável, com redução de carbono”, enfatizou o chefe da Embrapa no Tocantins, Carlos Magno Campos da Rocha.

Segundo o presidente nacional da Embrapa, a unidade instalada no Tocantins será um centro regional, nacional e em breve internacional. “A Embrapa é nada sem a expansão e é isso que pensamos para esta unidade lançada hoje, onde com toda certeza teremos estudos e produção de destaque para abastecer o mundo” afirmou.

A idéia de expansão também foi enfatizada por Ideli Savatti, que reafirmou o compromisso do Governo Federal em transformar o Brasil em um dos maiores produtores de peixes do mundo, da mesma forma que aconteceu com a carne bovina e com as aves. “Nosso país tem todo potencial para isso e o Tocantins como sendo o coração do Brasil, é de suma importância para a concretização deste projeto, pelo grande exemplo de realizações que tem dado a todos nós”, afirmou, acrescentando que “o Tocantins tem feito coisas que até Deus duvida”.

A Ministra também destacou o empenho do governador Siqueira Campos, na efetivação da instalação da Embrapa, ao pedir agilidade na liberação do licenciamento ambiental para o início das obras. “Estou muito grata pela receptividade do Governo Estadual e sua colaboração com a realização deste evento de grande importância para o Brasil”.

A importância do acontecimento foi destacada pelo Governador Siqueira Campos, em seu discurso. “Hoje é um dia feliz, de vencer coisas difíceis de serem vencidas, mas necessárias, por pensarmos no amanhã sem as desigualdades de hoje, sem rios poluídos, sem abandonos aos ribeirinhos e com esgotos tratados. Por isso estamos felizes por vermos algo que não víamos sempre, um compromisso assumido, sem promessas, nem anúncios de projetos, mas a concretização de um”.

Participação

Além das autoridades acima citadas, participaram do evento, o vice-governador João Oliveira, a senadora Kátia Abreu, os senadores João Ribeiro, Vicentinho Alves, os deputados federais, Irajá Abreu, Laurez Moreira, Dorinha Seabra, o prefeito de Palmas, Raul Filho, o secretário de Agricultura Pecuária e Abastecimento, Jaime Café, entre outras autoridades.

Fonte: Secom