Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Os idosos do Abrigo João XXIII, em Porto Nacional, receberam no último sábado, 26, a doação de 31camas hospitalares com colchões adaptados. As camas foram doadas pelos médicos cooperados da Unimed Palmas.

A equipe da Unimed Palmas foi representada pelo diretor de mercado, Nemésio Tomazela de Oliveira, o diretor técnico-científico Genildo Ferreira Nunes, a gerente administrativa Guiomar Schimitt Flores, a coordenadora financeira Marcia Regina Ferreira e a coordenadora de compras Adriana Pauli.

Também esteve presente a secretária municipal da Ação Social, Lilian Martins Venturini, o presidente estadual da Sociedade São Vicente de Paula, Arnaldo Severo, o presidente do Abrigo, José Ivan Farias de Oliveira e outros colaboradores da entidade.

“Nós observamos a situação da sociedade onde a cooperativa está inserida. Nossos colaboradores e médicos se sensibilizaram por essa situação e resolveram fazer a doação de uma das maiores necessidades do Abrigo”, disse o diretor de mercado da Unimed Palmas Nemésio Tomazela de Oliveira.

A doação é resultado do envolvimento dos médicos cooperados da Unimed com as atividades desenvolvidas pelo Abrigo. “Um dos objetivos do cooperativismo é a participação social então a Unimed busca de alguma forma ajudar essas instituições”, acrescentou o diretor técnico-científico da Unimed Palmas Genildo Ferreira Nunes.

Fundado em 1979, o Abrigo João Paulo XXIII, acolhe, cuida e protege 27 pessoas com idade acima de 60 anos. A entidade conta com o auxílio financeiro de verbas federais repassadas pela Secretaria de Ação Social e da Prefeitura de Porto Nacional, e com a doação de entidades e comunidade.

A atual sede do Abrigo não possui condições necessárias para que os idosos sejam atendidos de forma adequada. “O local onde atuamos está em péssimas condições. Acredito que a mudança para o novo local proporcionará aos nossos idosos mais tranqüilidade e mobilidade”, comentou o Presidente Estadual da Sociedade São Vicente de Paulo Arnaldo Severo.

A entrega oficial das camas foi feita na futura sede da instituição. A Prefeitura de Porto Nacional cedeu por tempo indeterminado uma estrutura que pudesse confortar melhor os atendidos pelo Abrigo. O Exército está trabalhando a dois meses na restauração e adequação do prédio para que o Abrigo possa ser transferido.

“O Exército leva o lema Braço Forte, Mão Amiga à prática. Estamos disponibilizando o pelotão de obras composto por 20 homens para que tudo fique pronto em 30 dias e a mudança seja feita”, concluiu o major Luiz Carlos Marjaval da Silva.

As futuras instalações contam com três quartos, enfermaria, lavanderia, cozinha, banheiros adaptados, espaço de convivência e futuramente mais dois pavilhões serão construídos para que mais idosos possam ser atendidos.