Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lia Mara/Secom

Foto: Lia Mara/Secom

A produção da cultura do algodão pluma no Tocantins é promissora. Segundo dados da coordenadoria de produção vegetal da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e Desenvolvimento Agrário, a safra atual teve um crescimento expressivo de 29% na área plantada, em relação à safra passada. Na safra anterior foram plantados 4 mil hectares, aumentando para 5,2 mil hectares nesta safra 2010-2011.

A estimativa de colheita é alcançar uma produtividade de 15% a mais, alcançando 18,7 mil toneladas, ultrapassando a safra passada que ficou em 12,6 ,mil toneladas. As plantações estão localizadas na região da chamada “chapada da garganta” na divisa dos estados Tocantins e Bahia e na divisa dos municípios de Porto Nacional e Paraíso do Tocantins.

Segundo o coordenador de produção vegetal, José Waltex, esse crescimento é fruto de alguns aspectos relacionados à queda da safra mundial causado por problemas climáticos; forte demanda pelo produto e as indústrias têxtil aumentaram a capacidade de produção. Waltex acrescenta ainda que o mercado de produção de algodão no Tocantins é favorável, pois o Estado possui clima e terras propícias para a cotonicultura.

A produção do Brasil, na última safra, aumentou 137%, em relação à safra anterior.Segundo dados do site portal do agronegócio, esse grande avanço é o maior no valor do preço na historia do país.Em janeiro de 2009, a cotação de compra do algodão era de 1.42 libras/peso. Já em janeiro de 2011 subiu para 3.66 libras/peso.

Fonte: Secom