Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Núcleo de Hematologia da Hemorrede do Tocantins, por meio do Laboratório de Hemostasia, é o único do Estado que faz avaliação de doenças de coagulação sanguínea com a realização de pelo menos cinco tipos de exames raros: Agregação Plaquetária, Pesquisa de Doença de Von Willebrand, Dosagem de Fibrinogênio e Dosagem de Fator VII e Fator IX para pacientes hemofílicos. Nenhum outro laboratório do Tocantins, público ou privado, realiza tais exames.

Essa é apenas uma das funções do Núcleo, segundo a diretora da Unidade, Perla Risette. “É com orgulho que recebo esta notícia. Isso mostra mais uma vez a seriedade com que a Saúde é tratada no Tocantins”, garante o secretário estadual da Saúde, Arnaldo Nunes.

Estes testes são de grande importância no acompanhamento dos pacientes com coagulopatias em geral, em especial os hemofílicos.

O laboratório de Hematologia possui aparelhos automatizados para realização de hemogramas e eletroforese de hemoglobina de pacientes que são acompanhados pelos hematologistas da Instituição.

O Núcleo de Hematologia da Hemorrede funciona há cinco anos, com serviços laboratoriais e atendimento médico especializado. Atende em média 200 pacientes por mês e conta com equipe de médicos hematologistas. Oferece condições para atendimento otimizado de pacientes com diferentes tipos de doenças hematológicas, por exemplo a anemia falciforme, a hemofilia e outros tipos de anemias crônicas, e também suporte para acompanhamento de pacientes no Hospital Geral de Palmas.

HGP

A Sesau implantou um ambulatório do Hemocentro Coordenador de Palmas no HGP – Hospital Geral de Palmas. Isso facilita o atendimento a pacientes internados com problemas hematológicos e auxilia na melhor recuperação deles, vez que não precisam mais se deslocar do HGP para o Hemocentro a fim de receber atendimento.

Além doa pacientes internados na Unidade, o ambulatório atende a pacientes com doenças hematológicas, do Estado, encaminhados via Central de Regulação, bem como pacientes de outros Estados. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

O Ambulatório conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e laboratório de exames clínicos para diagnósticos de coagulopatias, hemoglobinopotias entre outras doenças.

Na Unidade são tratadas coagulopatias, hemofilias, Doença de Von Willebrand, outras coagulopatias hereditárias, hemoglobinopatias, doenças falciformes, talassemias e outras hemoglobinopatias.

No local também é feito diagnóstico, acompanhamento multidisciplinar, profilaxias e tratamento das complicações e reposição dos fatores de coagulação e consultas ao doador inapto temporário (com anemia), além de encaminhamento de paciente para consulta especializada de Hematologia.

Os pacientes com suspeita de doença hematológica devem ser encaminhados com relatório médico e exames para a Regulação do Estado, para que, sejam agendadas as consultas com os especialistas de acordo com o Protocolo de Encaminhamento.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sesau