Esporte

Foto: Frederick Borges Governador mostra fotografia em que aparece compondo um grupo de escoteiros organizado por ele Governador mostra fotografia em que aparece compondo um grupo de escoteiros organizado por ele
  • Foto Frederick Borges
  • Foto Elias Oliveira
  • Foto Elias Oliveira
  • Foto Elias Oliveira
  • Foto Elias Oliveira

Foi ao som da batida do break e na delicadeza da ginástica rítmica que aconteceu o lançamento oficial do Jets – Jogos Olímpicos do Tocantins. O evento aconteceu no auditório do Palácio Araguaia na manhã desta segunda-feira, 14, e contou com a presença do governador, Siqueira Campos, do secretário de Educação do Estado Danilo de Melo Souza entre outras autoridades.

Estudantes de escolas estaduais, municipais e particulares também participaram da cerimônia. Na ocasião as atletas do time de handebol da Escola Municipal Mestre Pacífico, e a atleta do judô do Colégio Marista, ambos ouro nas Olimpíadas Escolares, competição Nacional, edição 2010, foram homenageadas pelo governador. “Vamos continuar investindo em nossos atletas. Diferente dos anos anteriores, em 2011 os estudantes vão para as competições nacionais de avião, quero que se sintam valorizados”, ressaltou Siqueira.

A atleta da ginástica rítmica Lia Aires do Colégio Madre Clélia Merloni, que já representou o Tocantins na competição nacional, explica que a participação trouxe mais experiência. “Estamos treinando bastante, nos preparando para os Jets, afinal são várias oportunidades que os jogos trazem para os estudantes”, conta.

“Uma de nossas metas é desenvolver e fortalecer o desporto nas escolas, por que quando o menino está jogando xadrez, está desenvolvendo a disciplina de matemática. E os Jets proporcionam essa interdisciplinaridade. Mesmo que não lutemos por medalhas iremos garantir a participação dos atletas tocantinenses”, argumenta Danilo de Melo.

A representante do COB – Comitê Olímpico Brasileiro, Paula Fernandes, que também prestigiou o lançamento do Jets, disse que este ano a expectativa é aumentar ainda mais a participação dos atletas.

Jets

Em sua 21° edição, este ano o Jets está divido em duas categorias, 12 a 14 anos que têm inicio no dia 14 de abril e a de 15 a 17 que acontece a partir do segundo semestre. Este ano a expectativa é que mais de 100 mil estudantes participem das duas etapas que acontecem nas 13 diretorias regionais de ensino. Entre as modalidades disputadas estão: Handebol, basquetebol, futsal, voleibol, judô, tênis de mesa, xadrez, natação, ciclismo, ginástica rítmica, atletismo e taekondo.

Fonte: Secom