Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Com o objetivo de melhorar a estrutura e o trabalho do Fisco estadual a Secretaria Estadual da Fazenda iniciou neste mês de março um diagnóstico em todos os postos fiscais do estado. O levantamento vai apontar as deficiências físicas e de funcionamento dos locais de fiscalização. “Já sabemos que são muitas as dificuldades de trabalho do fiscal. Queremos que tudo funcione bem para que o estado e o contribuinte ganhem”, explica o secretário da Fazenda, Sandro Rogério Ferreira.

Os postos fiscais de Talismã, na divisa com Goiás, e de Aguiarnópolis, na divisa com o Maranhão, são os maiores em movimentação de cargas, porque estão situados na BR-153. Para esses dois locais, a Fazenda pretende garantir maior eficiência o mais rápido possível. “Estamos ouvindo cada delegado regional sobre essa situação que considero preocupante. Nossa equipe irá visitar cada posto e apontar as adequações necessárias”, argumenta o secretário.

Ainda de acordo com Sandro Rogério, uma medida inicial seria melhorar o controle de entrada e saída de caminhões nos postos. “Será necessário construir uma estrutura adequada para o fiscal receber o transportador e realizar seu trabalho”, finaliza Sandro Rogério.

Atualmente, estão em funcionamento 27 postos fiscais do Estado do Tocantins, a maioria situada em regiões de fronteira. São eles: Bela Vista, Transamazônica, São Sebastião, Esperantina, Couto Magalhães, Pau D’Arco, Caseara, Araguacema, Xambioá, Araguanã, Santa Isabel, Filadélfia, Campos Lindos, Porto Lemos, Talismã, Novo Planalto, Duas Cabeceiras, Jaú, Mucambão, Levantado, Bezerra I, Duas Pontes, Serra Geral, Novo Alegre, Garganta, Aguiarnópolis(Estreito) e o posto fiscal da Balsa, no município de Tocantinópolis.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Sefaz