Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Na próxima segunda-feira, 11, o município de Guaraí comemora 41 anos de emancipação e durante a celebração de seu aniversário o Governo do Estado inaugura a obra de um trecho da BR-153 e lança o Programa Nacional de Iluminação Eficiente – Reluz, na cidade.

A inauguração do trecho da BR – 153 será um grande beneficio para os moradores da região, já que a rodovia corta o município. Os recursos para a obra foram garantidos por meio de emenda parlamentar do então deputado federal João Oliveira, hoje vice-governador. João Oliveira estará presente na comemoração, representando o governador Siqueira Campos.

O Reluz, que promove a instalação e substituição de pontos luz, também será um presente para a população guaraiense. O Programa é executado pelo Governo do Estado e tem financiamento federal.

Guaraí

O município de Guaraí está localizado a 178 quilômetros de Palmas. A cidade teve sua origem no povoado “Guará”, que cresceu impulsionado pela construção da BR-153. Em pouco tempo, devido à força de atração da Belém-Brasília, o povoado tornou-se sede com a transferência de Tupirama por meio da Lei Estadual Nº 1.177 de 05 de fevereiro de 1968. A mudança de local aconteceu em 11 de abril de 1970 e a cidade foi batizada com o nome de Guaraí que significa “Lobo pequeno”, pelo governador Siqueira Campos que acrescentou o i no nome do município.

Fonte: Secom