Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Os estudantes-esportistas das escolas do Estado aguardam pelo início dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), que ocorre nesta próxima quinta-feira, 14, nas Regionais de Ensino de Dianópolis e Arraias, e tem como lema “o atleta do futuro passa por aqui.”

A abertura oficial será realizada, primeiramente, em Dianópolis, a partir das 9 horas, no Ginásio de Esportes Solon Póvoa Filho, e será seguida dos primeiros confrontos esportivos, com os jogos de futsal, handebol e vôlei, no Ginásio de Esportes da cidade.. Na sexta, 15, às 7h30, ocorrerão as provas individuais de atletismo, no Estádio Dr. Magalhães, e de xadrez, nas dependências do Colégio Estadual João D’Abreu. Somente no domingo, porém, é que acontecerão as finais.

Na regional de Dianópolis, participam dos Jets cerca de 270 alunos, com representantes do próprio município, além dos de Almas, Novo Jardim, Porto Alegre, Rio da conceição, Taipas e Taguatinga.

Arraias

Em Arraias, a abertura oficial dos Jet também ocorre nesta quinta, 14, no Ginásio de Esportes Dr. Joaquim Ribeiro Magalhães Filho. Entretanto, ela se dará apenas às 18 horas, enquanto as provas individuais de atletismo, no campo de futebol da cidade, e as disputas de xadrez, na Escola Estadual Silva Dourado já terão sido iniciadas a partir das 7h30 do mesmo dia, assim como a primeira partida de futsal, que ocorre às 19h30 da mesma quinta-feira. Os demais jogos de futsal, além das partidas de handebol e de vôlei, ocorrerão a partir das 7h40 de sexta, 15, todos a serem realizados no Ginásio de Esportes do município,

Nesta regional, as competições também se estendem até o domingo, 17, envolvendo 280 alunos-competidores, que representam os municípios de Arraias, Combinado, Lavandeira, Novo Alegre e Paranã.

Abertura por categorias

Inicialmente, a abertura dos Jets é apenas para os alunos da categoria 12 a14 anos, de qualquer unidade escolar do Estado, seja estadual, municipal ou particular. Já para os mais velhos, da categoria 15 a 17 anos, as atividades só terão início no segundo semestre de 2011. Está é a primeira vez em que a data-início dos Jets foi dividida em duas fases, por categorias etárias. Chegando à 21ª edição, os Jogos devem contar com a participação de mais de 100 mil estudantes-atletas nas duas etapas estaduais, a serem realizadas nas 13 Diretorias Regionais de Ensino do Tocantins.

Etapa nacional

Os atletas que se sagrarem vencedores da fase regional participarão das Olimpíadas Escolares, de abrangência nacional, também realizadas em períodos e lugares distintos, de acordo com cada categoria. Para os jovens de 12 a 14 anos, esta etapa ocorrerá em João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 9 e 18 de setembro.Os de 15 a 17, entretanto, irão a Joinville, em Santa Catarina, onde os jogos acontecerão do dia dois ao 11 de dezembro.

Fonte: Ascom Seduc