Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Como resposta às críticas feitas ao governo do Estado pelos deputados de oposição na sessão da manhã desta terça-feira, 12, a bancada governista usou novamente a falta de orçamento, votado no final de março, na questão da má-conservação das estradas do Estado.

De acordo com o deputado Marcelo Lelis (PV), o governo tem atuado desde janeiro deste ano, data de início do novo governo, com 1/12 do orçamento previsto para 2011. “Isso da um total de pouco mais de R$ 500 milhões”, completou.

O deputado destacou ainda que o período chuvoso no Tocantins é de cerca de seis meses e que a manutenção das vias é um trabalho que deve ser feito de maneira constante durante todo o ano. “Quando começa a chover no Estado? As manutenções deveriam ser feitas no período em que isso é possível”, disse.

Lelis citou o pouco tempo de governo de Siqueira Campos (PSDB) e disse que confia na melhoria do Estado tão logo a gestão tenha condições de iniciar os trabalhos administrativos. “Em breve poderemos subir nesta tribuna e dizer o que está começando a acontecer”.

O deputado citou o empréstimo do Banco Mundial que o Tocantins, por pouco, deixou de receber por irregularidades nos projetos do governo. “Os representantes do Banco Mundial estiveram aqui no Tocantins e, por conta do histórico do governador, de seus governos anteriores, optaram por emprestar o dinheiro ao Estado”, completou.

Luana culpa período chuvoso

Já a deputada Luana Ribeiro (PR) usou um argumento que tem se tornado comum entre os parlamentares para justificar a precariedade nas estradas do Estado. De acordo com ela, enquanto o período das chuvas não passarem, é impossível que os buracos sejam tampados.

A deputada do PR comentou ainda que a situação das estradas tocantinenses chegaram a este ponto por responsabilidade de governos anteriores, citando os ex-governadores peemedebistas Carlos Henrique Gaguim e Marcelo Miranda.