Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

O Comando do 4º BPM, em Gurupi, implantou o programa de “Geoprocessamento das Ocorrências Policiais”. O programa tem como objetivo elaborar o mapa do crime na cidade a partir de análises estatísticas com acesso a uma diversidade de informações, tais como localização, horário, dia da semana, características do autor e vítima.

Uma vez elaborado o mapa do crime, analisa-se o modus operandis dos criminosos para, de forma preventiva, orientar as ações policiais. O comandante do 4º BPM, tenente coronel Uzimael, formou uma comissão permanente coordenada pelo sub-comandante major Márcio Barbosa, para análise do Geoprocessamento das Ocorrências e consequente elaboração dos relatórios que irão subsidiar o Comando nos planejamentos para o combate à criminalidade na cidade de Gurupi.

No último mês de março, os trabalhos da comissão de análise do Geoprocessamento diagnosticaram que na região central de Gurupi está o maior problema da criminalidade da cidade, com registro de 59,25% das ocorrências, sendo que destas o roubo e furto juntos equivalem a 72,57% dos crimes analisados. O dia da semana com maior incidência de ocorrências é o sábado e o período, entre 13h e 23h, é o preferido pelos criminosos.

Os autores dos crimes em sua maioria têm idade entre 18 e 25 anos, sendo 91% do sexo masculino e apenas 9% do sexo feminino. As informações, uma vez processadas, subsidiam o comando da Unidade na elaboração de planejamentos e operações.

Fonte: Assessoria de Imprensa PM