Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Os novos membros do Conselho Municipal de Cultura (CMC) elegeram na tarde de ontem, quarta, 13, na Sala Sinhozinho do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, a diretoria que assume os próximos dois anos de mandato. A composição ficou definida da seguinte forma: o diretor eleito é o escritor Odir Rocha, titular da Câmara de Literatura, para vice-presidente foi eleito o titular da Câmara de Artes Cênicas, Cláudio Nogueira e para secretário-geral do Conselho foi eleito o representante do poder público pela Fundação Cultural de Palmas, Cícero Belém.

A próxima reunião do conselho está marcada para o dia 20 deste mês, com a finalidade de deliberar sobre alterações na composição das Câmeras Setoriais e nomenclatura dos órgãos do poder executivo e a definição do calendário de trabalho do CMC para o ano de 2011.

O Conselho Municipal de Cultura foi criado em 1998 e teve sua estrutura totalmente reformulada através da Lei nº. 1.390 de 25 de outubro de 2005. Neste tempo de existência o CMC realizou várias ações como a criação da Fundação Cultural de Palmas, criação do Fundo Municipal de Cultura, que está em processo de implantação, adesão do Município ao Sistema Nacional de Cultura – SNC.

Como órgão de assessoramento da Prefeitura de Palmas, o CMC também foi responsável pela coordenação dos seminários de cultura realizados pelo município, coordenação do IV Fórum Municipal de Cultura, além de normatizar o uso dos espaços culturais do município, traçar Diretrizes do Plano Plurianual – PPA desde 2001 e orientar a formulação da macro-politica cultural do município.

Fonte: Ascop